Encontro na Unilab discute a Cimeira realizada entre os Estados Unidos e o continente africano

Data de publicação  13/08/2014, 09:41

CIMEIRA USA-ÁFRICA

No próximo dia 21, o grupo de pesquisa “África Contemporânea nas Relações Globais: Educação, Cultura e Política” da Unilab e o Observatório das Nacionalidades, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoverão o encontro para discutir a temática “A Cimeira USA-África e suas implicações para a cooperação internacional, democracia, segurança e desenvolvimento sustentável”. O encontro será realizado das 10h às 17h30, no Auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.

A programação iniciará às 10h, com a apresentação, organizada pelos estudantes da disciplina “Cooperação, desenvolvimento e interculturalidade” da Unilab, sobre “O que dizem as mídias africanas sobre a Cimeira USA-África?”. Às 14h, ocorrerá a palestra “Reflexões sobre a Cimeira USA-África: a pauta e os desafios”, ministrada pelos professores Bas´Ilele Malomalo, da Unilab; Mônica Martins, da Uece; e Ercílo Langa, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento pretende refletir sobre a realização, nos dias 05 e 06 de agosto, da Cimeira USA-África 2014, discutindo suas implicações na cooperação norte-americana e africana, na democracia, na segurança e no desenvolvimento econômico e político dentro deste continente. A Cimeira foi uma iniciativa do presidente Barack Obama, em que participaram 50 Chefes de Estados africanos. Para alguns analistas, tratou-se de uma estratégia achada pelo governo de Washington com intuito de recuperar o seu atraso perante os países emergentes na sua corrida pelo mercado africano; para os outros, esta Cimeira não traz nenhum benefício para a África.

Os interessados em participar do evento na Unilab devem enviar um e-mail para escolaafricana@gmail.com, informando o nome completo. Haverá certificado para os participantes.