Projeto Café com Letras discutirá o ensino de língua portuguesa e as tecnologias

Data de publicação  15/08/2014, 10:34

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O Projeto de Extensão Café com Letras promoverá na próxima quarta-feira (20) a palestra sobre o tema “Ensino de Língua Portuguesa e tecnologias: reflexões e exemplos práticos”, que será ministrada pela coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Nukácia Araújo. O encontro ocorrerá no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção, às 16h30.

O objetivo da palestra é fazer algumas reflexões sobre a relação do ensino de Língua Portuguesa e as tecnologias digitais interativas, além de apresentar alguns exemplos de como usar recursos digitais como material didático ou como suporte para o ensino. A discussão tem como base a emergência de novos contextos de interação mediados pela tecnologia dentro da sala de aula e os novos desafios e possibilidades para a educação.

Sobre a palestrante:

Professora convidada Nukácia Araújo.

Graduada em Letras pela Uece, mestre em Linguística e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é coordenadora do Mestrado Profissional em Letras da Uece, professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Curso de Letras da Uece. Atua como colaboradora na equipe da Diretoria de Educação a Distância do IFCE, nos cursos da Universidade Aberta do Brasil-UAB. Tem experiência nas áreas de Educação, Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa, linguagem e novas tecnologias, educação a distância, formação de professores, elaboração de material didático, história da leitura, gêneros textuais.

Sobre o projeto:

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca, está na terceira edição (2014-2015), contando com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar a comunidade acadêmica em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura e sua interdisciplinaridade.