Projeto de Extensão abre inscrições para visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Data de publicação  28/08/2014, 10:18

Logotipo_plano de fundo branco1

O Projeto de Extensão “Meninas e Jovens do Maciço do Baturité descobrindo a Ciência” convida os estudantes do 1º ano dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e de Engenharia de Energias a participarem da visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), situado no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza. A visita acontecerá no dia 05 de setembro, a partir das 09h. Estão sendo ofertadas 22 vagas disponibilizadas por ordem de inscrição.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

“O nosso grupo será acompanhado por pesquisadores do INPE que apresentarão todos os projetos em funcionamento em sua unidade no Eusébio. Será muito interessante. É uma maneira de motivar nossos alunos no primeiro ano dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e de Engenharia de Energias a se envolverem com a ciência e a pesquisa”, comenta a coordenadora do projeto e professora do curso de Ciências da Natureza e Matemática da Unilab, Mylene Miranda.

Os interessados em participar da visita devem enviar a solicitação de inscrição para o e-mail jovensnaciencia@gmail.com até o próximo dia 03 com as seguintes informações:
1. Nome completo e número de matrícula;
2. Curso em que está matriculado e trimestre;
3. Número da R.G.;
4. Telefone para contato.

Sobre o Projeto Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (ROEN)

Imagem do Rádio-Observatório Espacial do Nordeste

Dentre várias pesquisas realizadas nas intalações do INPE, há o projeto do Rádio-Observatório Espacial do Nordeste (ROEN). Este projeto é o resultado de convênios firmados em 1988 e 1989 reunindo de um lado o National Geodetic Survey (NGS) (hoje Geoscience Laboratory, National Ocean Services), órgão do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) com a participação do Centro de Rádio-Astronomia e Aplicações Espaciais (CRAAE), convênio reunindo Mackenzie, INPE, USP e Unicamp) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE ).

Mais informações sobre o Instituto em: www.roen.inpe.br/index.html