Professor Ramon Capelle ministra palestra no Café com Letras sobre a “Teoria dos Atos de Fala”

Data de publicação  29/08/2014, 12:14

Café com letras 2No próximo dia 03, o professor do Instituto de Humanidades e Letras, Ramon Souza Capelle, participará do Projeto de Extensão Café com Letras com a ministração da palestra “Falar/fazer/falar: a teoria dos atos de fala”, às 16h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.

A palestra abordará a Teoria dos Atos de Fala (Speech acts), que surgiu no início dos de 1960 como fruto de reflexões epistemológicas (tendo por pano de fundo o pragmatismo) empreendidas no interior da assim chamada Filosofia da Linguagem. A ideia central de pensadores como Austin, Wittgenstein, John Searle entre outros (pais fundadores da teoria) é que a linguagem constitui uma modalidade de ação ou conduta no mundo (“dizer é fazer”). Na ocasião, o encontro fará reflexões acerca das múltiplas modalidades de ação humana que se realizam (ou se materializam) através do uso cotidiano da linguagem (em especial, uso dos atos de fala) como ferramenta prática para coordenação/comunicação recíproca entre agentes.

Sobre o convidado:

Professor Ramon Capelle.

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -UNESP (2006) e Doutorado em Filosofia pela UNICAMP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica condicional, contrafactuais, categorias de Charles Peirce e auto-organização. É atualmente professor do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab e faz parte da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEAAD).

Sobre o projeto:
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição (2014-2015), está sendo organizado pela Profa. Dra. Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.