TIMOR-LESTE – País celebra 15 anos do referendo pela independência

Data de publicação  01/09/2014, 11:01

banderia-timorNo dia 30 de agosto, os timorenses comemoraram o 15º aniversário do referendo pela independência em relação ao país vizinho, a Indonésia. Durante a cerimônia, o presidente do Timor-Leste, Taur Matan Ruak, afirmou que o ato libertou a população, mas que ainda é preciso derrotar a pobreza.

“Foi a realização, a 30 de agosto de 1999, desse direito democrático a expressar a vontade dos timorenses que, de fato, ganhou a luta de libertação. Foi a democracia que nos libertou”, afirmou o chefe de Estado timorense, em Díli. Para Taur Matan Ruak, o país está “apenas no princípio”, porque ainda não derrotou a pobreza no país. “Timor-Leste continua a precisar do nosso trabalho e dedicação, para atingir o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural que queremos oferecer às gerações dos nossos filhos e dos nossos netos”, sublinhou o presidente timorense.

Na ocasião, foram condecorados 18 cidadãos da Austrália, Nova Zelândia, Vanuatu e Indonésia que apoiaram a luta pela restauração da independência de Timor-Leste. “Quero manifestar-vos, em nome do nosso povo e em meu próprio, um profundo reconhecimento pela vossa ação e por todo o vosso apoio à nossa luta de liberação nacional”, disse.

“Apesar da bravura e capacidade de sacrifício e dor dos timorenses, a vossa ação solidária, a ação solidária de mulheres e homens de boa vontade em todo o mundo também foi essencial para atingirmos a liberdade”, acrescentou o presidente timorense.

No dia 30 de agosto de 1999, mais de 98% dos timorenses participaram na consulta popular, tendo votado a favor da independência de Timor-Leste, que ocorreu a 20 de maio de 2002.

Fonte: Diário de Notícias