Prodocência realiza Circuito de Formação com curso e oficina para estudantes

Data de publicação  02/09/2014, 10:51

DESTAQUE CIRCUITO DE CONVERSA

Entre os dias 03 e 06 de setembro, terá continuidade o I Circuito de Formação para Licenciaturas Prodocência da Unilab. A programação do encontro será composta pelo curso “Crise ecológica na América Latina e suas representações”, ministrado pela professora da Universidade Federal da Paraíba, Zélia Monteiro Bora, e pela oficina “Práticas metodológicas – investigando questões ambientais”, realizada pela professora da Unilab, Izabel Cristina dos Santos Teixeira. Os participantes receberão certificado e poderão aproveitar como atividade complementar do curso.

O curso “Crise ecológica na América Latina e suas representações” será realizado nos dias 03 e 04 de setembro, das 08h às 18h, no auditório do Campus da Liberdade. A palestra de abertura, que abordará o tema “Por uma nova ética do meio-ambiente”, é aberta ao público e acontece das 08h30 às 10h. O restante da programação é destinado aos estudantes dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e de Letras que já se inscreveram anteriormente.

Durante a formação, os participantes irão refletir sobre a crise ecológica construída pela mídia, difundida através de diferentes meios de comunicação desde os anos sessenta. Na ocasião, serão discutidas questões, por exemplo: como entender a proliferação desse processo? Que posições ideológicas devem ser tomadas em relação ao problema? Como podemos ser sujeitos ativos na construção de uma nova ética da perspectiva do meio ambiente?

Programação do curso:

Dia 03
Temática: A hiper-realidade e sobrevivência do meio-ambiente e dos seus sujeitos

8h30 – 10h – Palestra: Por uma nova ética do meio-ambiente.
10h – 10h30 – Intervalo
10h30 – 12h – Momento de apresentação/debate para o curso.
12h – 14h – Intervalo
14h – 18h – Continuação do curso

Dia 04
Temática: Ficção e representação da realidade

8h – 10h – Salvem os animais e as pessoas: confrontamentos domésticos e o papel das ONGs.
10h – 10h30 – Intervalo
10h30 – 12h – Continuação do curso
12h – 14h – Intervalo
14h – 18h – Reflexões finais: Presidente Dilma e a Amazul e encerramento

A programação do I Circuito de Formação seguirá nos dias 05 e 06 com a oficina “Práticas metodológicas – investigando questões ambientais”, ministrada pela professora da Unilab, Izabel Cristina dos Santos Teixeira. Durante o encontro, serão discutidas as questões do meio ambiente a partir de diversos gêneros textuais, como poesias, letras de música, contos, romances e filmes, analisando como a teoria está associada à prática da leitura, através da perspectiva da ecocrítica.

Currículo das professoras:

Zélia Monteiro Bora
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e Doutorado em Portuguese and Brazilian Studies – Brown University (1998).Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia Berkeley (2007-2008), Bolsista da AAUW Foundation (2007-2008), Professora Visitante Fulbright na Universidade da Califórinia, Berkeley, 2012. Temas de pesquisa: identidade, cultura,memória e ecofeminismo.

Izabel Cristina dos Santos Teixeira

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1990); é licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2000); é mestre e doutora em Literatura pela UFSC (2002). Foi professora adjunta I da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, é professora Adjunta I da Unilab. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa (portuguesa, brasileira e africana), Literatura e Pós-Colonialismo, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura, identidade, meio ambiente e feminismo pós-colonial.

Atividade já realizada

No último dia 20, como parte da programação o professor do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Michel Lopes Granjeiro, realizou uma palestra “A Morte do Sol”. O encontro aconteceu no Campus da Liberdade para estudantes dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e de Letras.

logo_prodocencia

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), coordenado pelas professoras Viviane Pinho de Oliveira e Izabel Cristina dos Santos, articula institucionalmente duas licenciaturas de diferentes áreas de conhecimento para integradamente desenvolverem processos formativos ancorados na interdisciplinaridade, articulando ensino-pesquisa-extensão e formando estudantes e profissionais da educação com múltiplas competências.