Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Programação da Quarta Cultural Maciço de Arte será no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Data de publicação  08/09/2014, 12:43
Postagem Atualizada há 10 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

quarta cultural  TEATRO DESTAQUE

A Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana sobe a serra de Guaramiranga para participar do XXI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, um dos eventos culturais de referência no país com destaque para a diversidade da programação, para a promoção e acesso à produção teatral nordestina e para o desenvolvimento cultural da região do Maciço de Baturité. Para incentivar a participação da comunidade acadêmica da Unilab, a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) disponibilizará transporte para os estudantes que pretendem conferir a programação do Festival nos dias 10 e 12 de setembro.

O ônibus sairá do Campus da Liberdade, em Redenção, às 17h, e retornará às 22h, com concentração em frente à Praça da Prefeitura de Guaramiranga. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no LINK. Serão disponibilizadas 38 vagas para cada um dos dois dias.

"A farsa do pão e circo”, do Grupo Teatro de Caretas, do Ceará.

“A farsa do pão e circo”, do Grupo Teatro de Caretas, do Ceará.

Nesta quarta-feira (10), os espectadores assistirão às peças teatrais da Mostra Nordeste, às 19h, e da Mostra Palco Ceará, às 20h30. O primeiro será o espetáculo “Jacy”, do Grupo Carmim, do Rio Grande do Norte. A entrada para esta apresentação dependerá do número da lotação do teatro. Em seguida, haverá a encenação “A Farsa do Pão e Circo”, do Grupo Teatro de Caretas, do Ceará. A peça ocorrerá em espaço aberto e não é preciso adquirir ingresso.

Grupo de estudantes da Unilab fará apresentação no Festival de Teatro.

Grupo de estudantes da Unilab fará apresentação no Festival de Teatro.

No dia 12, às 19h, a programação do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga contará com a participação dos estudantes da Unilab, dentro do “Música FNT”. Os alunos farão uma apresentação do “Rap Africano”. O grupo é formado por 15 alunos, tendo representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, com a coordenação da professora Ana Lúcia Silva Souza. A apresentação ocorrerá em espaço aberto e não é preciso adquirir ingresso.

"As Rimas de Catarina" da Cia. Rapsódia de Teatro

“As Rimas de Catarina” da Cia. Rapsódia de Teatro

Às 20h, na Mostra Nordeste, a Cia. Rapsódia de Teatro, da Bahia, encenará “As Rimas de Catarina”, no Teatrinho Rachel de Queiroz. A entrada para esta apresentação dependerá do número da lotação do teatro.

Esta atividade é realizada pela Proex, em parceria com a Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.

Programação
Dia 10
19h
Mostra Nordeste / Rio Grande do Norte: Jacy
Grupo Carmim
Direção: Henrique Fontes | Duração: 65min | Classificação: 12 Anos
Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

20h30
Mostra Palco Ceará: A Farsa do Pão e Circo
Grupo Teatro de Caretas
Direção: Galba Nogueira | Duração: 50min | Classificação: Livre
Local: Pátio do Hotel Montenegro

Dia 12
19h
Música no FNT: Rap Africano
Participantes: Estudantes da Unilab
Local: Tenda FNT
20h
Mostra Nordeste / Bahia: As Rimas de Catarina
Grupo: Cia. Rapsódia de Teatro
Direção: João Lima | Duração: 60min | Classificação: Livre
Local: Teatrinho Rachel de Queiroz

Informações sobre os espetáculos

Jacy
Grupo Carmim (Rio Grande do Norte)
Fruto do “acaso”, vestígios encontrados numa frasqueira no lixo, fragmentos de vida de uma mulher nascida em 1920, Jacy, se viva estivesse, teria hoje 93 anos. Fatos curiosos, oras realisticamente, oras de forma fictícia, de maneira que não se sabe muito bem onde termina uma e onde começa a outra. Os atores Henrique Fontes e Quitéria Kelly dividem a cena com o videomaker Pedro Fiúza e toda uma investigação que tem ligação direta com a história de Natal. Um assunto que atravessa décadas e a forma de como a sociedade brasileira trata os mais velhos e suas histórias. Escrita pelos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, “Jacy” é a primeira montagem em linguagem documental feita pelo Grupo Carmin. O projeto foi contemplado pelo prêmio Funarte Myriam Muniz 2012.

Ficha Técnica
Direção: Henrique Fontes
Textos: Pablo Capistrano e Iracema Macedo
Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
Assistente de direção: Lenilton Teixeira
Atores: Quitéria Kelly (Jacy Mulher) e Henrique Fontes (Jacy Homem)
Manipulador de imagens: Pedro Fiúza
Trilha sonora original: Luiz Gadelha e Simona Talma

A Farsa do Pão e Circo
Grupo Teatro de Caretas (Ceará)
O espetáculo trata da performance de uma trupe de artistas de rua que se instala em uma praça. Eles juntam público em torno de si para dar início a diversos números, tais como uma transformação facial, um homem que quebra cocos e também diversas peripécias do cachorro Mistral. Só que em um dado momento surge o “circo da vida real”. Diversas situações de abuso de poder acontecem em meio à surpresa de Ninguém. A peça é inspirada nos filmes de Sérgio Bianchi (“Quando Vale ou é Por Quilo?” e “Cronicamente Inviável” e no entremeio “Todo Mundo e Ninguém”, do autor português Gil Vicente (século XVI). O conteúdo do espetáculo provoca o público a colocar uma lente de aumento em situações banalizadas a cada dia.

Ficha Técnica
Dramaturgia: Henrique Dídimo Direção: Galba Nogueira Orientação de montagem: Oswald Barroso
Elenco: Alcântara Costa, Beto Menêis, Juliana Santana, Non Sobrinho, Vanéssia Gomes
Coordenação do grupo e produção: Vanéssia Gomes
Luz e som: Vera Araujo

As Rimas de Catarina
Cia Rapsódia de Teatro (Bahia)
É um espetáculo que faz uso de técnicas circenses, do teatro de animação e da linguagem clownesca para contar uma divertida história que se passa no mundo do faz- de- conta. O texto do espetáculo foi escrito por Ilma Nascimento, a partir da farsa medieval “A Torta e o Pastelão”. O espetáculo foi vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2012 na categoria Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil. A direção é de João Lima. No elenco, Bira Freitas e Jorge Baía.

Ficha Técnica
Direção: João Lima
Texto: Ilma Nascimento
Elenco: Bira Freitas e Jorge Baía

A programação completa do XXI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga está disponível em: http://www.fntguaramiranga.com.br

Categorias