Projeto de Extensão promove eventos para celebrar a capoeira

Data de publicação  09/09/2014, 11:55

A Unilab, através do Projeto de Extensão “Ecos da África no Ceará: Capoeira na comunidade”, e a Fundação Axé Dendê promovem nos próximos dias 12 e 13 o I Encontro Internacional Multicultural de Capoeira e o I Fórum de Capoeira da universidade. A programação ocorre no Pátio do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção.

Os encontros têm como objetivo reunir a comunidade acadêmica, os representantes do poder público municipal de Acarape e de Redenção e a população em geral para celebrar a capoeira. Na ocasião, mestres capoeiristas serão homenageados e será realizada a Cerimônia de Batizado, uma comemoração de troca de cordões que simboliza a evolução dos capoeiristas.

A programação inicia às 19h do dia 12 de setembro, com as apresentações culturais, com as saudações dos alunos africanos aos mestres capoeiristas, com a roda de capoeira e com as palestras “Capoeira – História e Cultura”, ministrada pela professora da Unilab Denise Rocha, e “A Capoeira e a Confederação Oficial Cearense de Capoeira”, realizada por Gersonilto de Sousa, presidente da Confederação Brasileira de Capoeira.

No dia 13, às 08h, haverá a apresentação do grupo Afro-Nagô e de capoeiristas convidados, a realização de homenagens aos mestres e da roda de capoeira e a Cerimônia de Batizado. A programação dos encontros será encerrada com a visita ao Museu Senzala Negro Liberto, em Redenção. Esta ação tem o apoio da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae).

Para participar, não é necessário fazer inscrição. Os participantes receberão certificado.

O Projeto de Extensão é coordenado pela professora Denise Rocha e atua nas seguintes áreas do conhecimento: História, Literatura, Artes Plásticas, Cinema e Esporte.