Projeto Café com Letras realiza palestra no próximo dia 17 sobre Hermenêutica

Data de publicação  12/09/2014, 09:33

Café com letras 2

No dia 17 de setembro, o Projeto de Extensão “Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas” realizará a palestra sobre o tema “Hermenêutica e Pressuposição”, que será ministrada pelo professor da Escola Teológica Charles Spurgeon, Rômulo Monteiro. O encontro ocorrerá no Anfiteatro da Unilab, às 16h30.

O projeto “Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas”, em sua terceira edição (2014-2015), é organizado pela professora. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Resumo da palestra:
Na prática interpretativa, a relação entre o sujeito e o objeto (texto) não é de neutralidade. Todo intérprete, ao aproximar-se de um texto, traz consigo toda carga psicológica (e.g., vontade, sentimentos etc.), social e histórica. O grande desafio do hermeneuta, portanto, é de buscar ter consciência dos seus próprios pressupostos. Dessa forma, ele poderá avaliar, ratificando ou anulando, seus pressupostos e, por conseguinte, suas interpretações. O caráter pré-discursivo e tácito da prática interpretativa deve, pois, ser substituído por uma consciência pressuposicional. As razões para tal postura estão, em primeiro lugar, no fato de que o sentido e/ou significado de um texto se encontra na intenção autoral, e, em segundo lugar, no princípio ético do amor – quando um intérprete se coloca amorosamente no lugar do locutor, certamente não ignorará intenções e o contexto desse, pois não almeja que o mesmo seja feito com ele quando interpretado.

Sobre o palestrante:

Professor convidado Rômulo Monteiro.

É Bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri em 2001 e Mestre em Teologia Exegética do Novo Testamento pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper da Universidade Mackenzie-SP, em 2014. Pastoreia a Primeira Igreja Batista Regular de Aquiraz-CE e, desde 2011, é professor na Escola Teológica Charles Spurgeon nas áreas de Hermenêutica e Grego bíblico, sendo também, desde 2014, deão de alunos. Possui vários artigos e ensaios publicados, dentre os quais “Batman – cavaleiro das trevas: uma análise teo-referente” e “História e Cristianismo em J. Gresham Machen” pela Revista Teologia Brasileira”.