Filme “Razões para a Guerra” é tema de debate no próximo dia 19

Data de publicação  16/09/2014, 10:17

razoes para a guerra

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate o filme “Razões para a Guerra”, nesta sexta-feira (19), das 14h45 às 16h45, na sala 08 do Campus Liberdade, em Redenção. O Projeto de Extensão é coordenado pelo professor Sebastião André Alves de Lima Filho.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

Resumo do filme:

Produzido em meio à segunda guerra do Iraque, “Razões para a Guerra”, do cineasta Eugene Jarecki, faz uma análise das forças que alimentam a máquina militar norte-americana por mais de meio século e suas consequências globais. O filme começa com o discurso de despedida do presidente Dwight D. Eisenhower em 1961, no qual ele alertou os norte-americanos quanto ao crescimento do poder do “complexo industrial militar”. O filme apresenta ainda entrevistas de soldados norte-americanos, oficiais do governo, informantes militares, empregados da área de Defesa, congressistas, acadêmicos, iraquianos e muitos outros que fornecem análises pessoais, políticas e econômicas sobre os últimos 50 anos da expansão militar dos Estados Unidos, guerras e intervenções.