Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

TIMOR-LESTE – Fotógrafo português apresenta exposição “Rostos de Timor”

Data de publicação  18/09/2014, 10:15
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Destaque Timor Leste

O fotógrafo António Cotrim apresenta em Alcochete, em Portugal, a exposição “Rostos de Timor”. A mostra, patente na Biblioteca Municipal de Alcochete, é composta por 24 fotografias. A primeira versão desta exposição foi apresentada em Lisboa, no Centro Nacional de Cultura, em outubro de 2011, e esteve exposta na galeria do café Santa Cruz, em Coimbra, na galeria Municipal de Vila Nova de Ourém, e no Museu de Arte Sacra de Fátima.

A “marca de sofrimento e ao mesmo tempo de esperança” que o fotojornalista António Cotrim encontrou nos rostos que fotografou em 2007 em Timor-Leste fez surgir a ideia de realizar esta exposição, como afirmou o fotógrafo à imprensa em 2011.

Exposição "Rostos de Timor-Leste"

Exposição “Rostos de Timor”

A exposição inicial “Rostos de Timor” era constituída por doze fotografias a cor, de rostos de timorenses que António Cotrim captou durante uma reportagem da Agência Lusa na região de Baucau. Atualmente, são 24 fotografias registradas em Baucau e Dilí. “O que mais me marcou em Timor foi o povo que, após longos anos de sofrimento, enfrenta o dia a dia com um sorriso nos lábios, e marcou-me imenso a alegria do povo de Lorosa’e por ouvir e falar português”.

Quanto à experiência profissional de Timor-Leste, o fotógrafo afirmou que guarda “com gratidão” a memória “de um povo que, nada tendo, não hesita dar o coração para acolher quem o visita”.

António Cotrim começou a trabalhar na área da comunicação social em 1974 tendo passado pelas agências noticiosas Lusitânia, ANOP, Notícias de Portugal e, atualmente, Lusa. Colaborou também com o semanário Tal & Qual e o desportivo O Record.

O fotógrafo foi já distinguido com duas menções honrosas, uma do Clube Português de Imprensa, na categoria de fotorreportagem, em 2001, e outra do Prémio Europeu de Fotografia Fujifilm, na categoria de desporto, em 2004.

Fonte: Site da Fundação Manuel Simões

Categorias