Curso de Ciências da Natureza e Matemática é reconhecido pelo MEC

Data de publicação  19/09/2014, 14:56

Destaque reconhecimento CIENCIAS DA NATUREZAO Ministério da Educação divulgou, neste dia 19, o relatório de avaliação referente ao processo de reconhecimento do curso de Ciências da Natureza e Matemática, ligado ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. O conceito final do curso é 3, o que indica um perfil suficiente de qualidade.

De acordo com o documento, o Projeto Político do Curso (PPC) contempla as demandas efetivas de natureza econômica e social e os objetivos do curso apresentam coerência com os aspectos: perfil profissional do egresso, estrutura curricular e contexto educacional. Ainda segundo o relatório, os conteúdos curriculares implantados possibilitam o desenvolvimento do perfil profissional do egresso considerando os aspectos: atualização, adequação das cargas horárias e adequação da bibliografia de maneira suficiente, além disso, as atividades pedagógicas, os estágios supervisionados e atividades complementares apresentam suficiente aderência com a metodologia implantada e executada.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Aristeu Lima, destacou a relevância deste resultado para o curso. “É um passo importante para o curso e um momento de aprendizado para todos nós. Tivemos uma boa avaliação nas categorias didático-pedagógica e corpo docente e tutorial e temos a perspectiva que, nas futuras avaliações, seremos ainda melhores com a conclusão das obras de infraestrutura da universidade”, afirmou.

O documento apresenta também que o curso possui bons programas de apoio ao discente, coordenados pelo Núcleo Interdisciplinar de Acompanhamento Psicopedagógico ao Estudante e que os procedimentos de avaliação implantados atendem de forma suficiente à concepção do curso.

O curso de Ciências da Natureza a Matemática ocorre no período integral e a carga horária contempla 3.250 horas. As disciplinas estão divididas em um tronco comum (2.280h), atividades complementares (200h), Habilitação em Física (770h), Habilitação em Matemática (770h), Habilitação em Química (770h) e Habilitação em Biologia (770h).