Roda de conversa reúne rappers para discutir o tema “Hip Hop, Diáspora e Juventude Africana”
No próximo dia 26, às 15h, será realizada uma roda de conversa com o tema “Hip Hop, Diáspora e Juventude Africana”, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção. O encontro terá a presença de Opai BibBig, do Benim; Izy Mistura, do Togo; e DJ Alfa, do Brasil, que formam a Banda Dois Africanos, e a presença de Kaíno 200 e DR: MV, de Guiné-Bissau, integrantes Banda Real Power.
A roda de conversa será mediada pelo professor da Unilab, Bas´Ilele Malomalo, pelo estudante do Bacharelado em Humanidades da Unilab, Ivanilson Monteiro, e pelo aluno de doutorado da Universidade Federal do Ceará, Ercílo Langa.
O encontro tem como objetivo ouvir os jovens africanos que integram os grupos musicais “Dois Africanos” e “Real Power”, dando espaço para que eles possam falar sobre suas trajetórias musicais, sobre suas vivências enquanto artistas inseridos na diáspora e sobre a conciliação da sua vida acadêmica e musical. Além de participar do bate-papo, os grupos farão apresentações de seus trabalhos artísticos.
A roda de conversa pretende discutir como os rappers exercem na contemporaneidade o papel antes atribuído aos griôs nas sociedades africanas e a importância da música para o protagonismo político da juventude africana migrante no Brasil.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte, Cultura (Proex) e pelo Grupo de Pesquisa “África contemporânea nas relações globais: política, cultura e educação”.
Mais informações: escolaafricana@gmail.com