Unilab é eleita membro do Conselho de Administração da AULP durante Assembleia Geral em Macau
A reitora Nilma Lino Gomes, o pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Florêncio Rubio, e a gestora da Rede de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ripes), Carla Filipa Paiva, representam a Unilab no XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Macau, na China. O evento, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de setembro, na Universidade de Macau e no Instituto Politécnico de Macau, reuniu ministros, embaixadores, reitores, gestores, pesquisadores de instituições públicas e privadas e demais autoridades de Angola, Brasil, China, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Portugal, Moçambique e Timor-Leste.
Na ocasião da Assembleia Geral da AULP, a Unilab foi eleita vogal do Conselho de Administração da Associação e passará a integrar a Diretoria com um mandato de três anos. Com essa participação, a Unilab terá envolvimento nos processos de internacionalização e mobilidade entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A reitora Nilma Lino Gomes destacou que: “a participação em eventos como o da AULP permite o estreitamente de laços entre as instituições superiores de países de língua portuguesa e permite a articulação de futuras parcerias”. Além disso, ela ressaltou que: “é mais uma forma de divulgar a Unilab como instituição de integração e internacionalização”.
O pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Rubio, afirmou que: “a participação permite ainda a troca de experiências entre gestores de diferentes países e contextos e a projeção da Ripes em âmbito internacional”.
Durante o evento, os representantes da Unilab apresentaram as ações já realizadas e as futuras para a implementação da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (Ripes), fazendo uma reflexão sobre a importância da criação de redes voltadas para a educação, o histórico e os eixos estratégicos da Ripes. O texto, que será publicado nos Anais do Evento, é de autoria da reitora Nilma Lino Gomes, do pró-reitor Cássio Florêncio Rubio e do coordenador da Ripes, Edson Borges.
A missão à China conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).