Centros Acadêmicos se tornam espaços de organização dos estudantes da Unilab

Data de publicação  25/09/2014, 17:06
Atualmente a Unilab conta com mais de 2000 estudantes na graduação presencial

Junto ao processo de construção da universidade, os Centros Acadêmicos (CA) dos cursos da Unilab buscam consolidação. Atualmente, cinco cursos de graduação já têm uma organização estudantil definida e dois cursos estão em processo de efetivação.

Gestão atual do CA de Humanidades (BHU)

No último dia 09, o Centro Acadêmico do Curso de Humanidades (BHU) encerrou mais um processo eleitoral, e na última sexta-feira (19), com a posse da chapa eleita, iniciou uma nova gestão (2014/2015). “O BHU é o curso com maior quantidade de alunos. Por isso, entre outros aspectos, foi necessária uma representação estudantil organizada, em forma de entidade, que acompanhe o desenvolvimento do curso”, destaca a coordenadora geral do CA, Adriana Girão.

Além do BHU, as graduações de Administração Pública, Letras, Agronomia e Ciências da Natureza e Matemática também já têm uma organização definida. Já os cursos de Enfermagem e Engenharia de Energias estão em processo de construção de uma entidade formal. A coordenadora geral do CA de Agronomia, Joana Darc Feitosa, afirma que: “o curso já está na segunda gestão e em processo eleitoral para a terceira. A constituição da diretoria estudantil teve o objetivo de buscar melhorias para o curso, sempre com foco no diálogo e na politização dos estudantes”.

Pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Alexandre Cunha

Segundo o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Alexandre Cunha, o CA é fundamental para o estudante. “É um espaço do aluno, onde ele tem liberdade de se organizar, pensar e atuar de forma organizada dentro da universidade. Nesse contexto de universidade em construção, os Centros Acadêmicos são importantes para o desenvolvimento de uma crítica construtiva mais robusta e fundamentada, uma vez que isso auxilia a gestão. Acredito na entidade e ela é uma porta de diálogo com os setores da instituição”.

Entendendo o Centro Acadêmico

Um Centro Acadêmico é uma entidade estudantil que representa os alunos de um curso de nível superior. Suas funções são diversas e entre elas estão: organização de atividades acadêmicas extra-curriculares como debates, discussões, palestras, semanas temáticas, recepção de calouros; mobilização e organização de reivindicações; ações políticas dos estudantes; mediação de negociações; realização de atividades culturais, entre outros.

Os Centros Acadêmicos são formados a partir da associação de estudantes, classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis. A relação que o CA estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.