Curso de Especialização em Mídias na Educação realiza aula inaugural

Data de publicação  29/09/2014, 13:22
aula-inaugural-curso-especializacao-midias-e-educacao-unilab-

Aula inaugural do curso de Mídias e Educação ocorreu no Auditório do Campus da Liberdade, no último sábado (27).

Neste dia 27, foi realizada a aula inaugural do curso de Especialização semipresencial em Mídias na Educação, promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com a Unilab. A aula foi ministrada pelo professor e coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFAL, Fernando Pimentel, e contou com a presença do vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso Ferreira, da diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab, Maria Aparecida Silva, da coordenadora do curso Mídias na Educação, Lilian Figueiredo, e de representantes da equipe de realização do curso da UFAL.

Segundo a diretora da Educação Aberta e a Distância da Unilab, Maria Aparecida Silva, a ideia desse curso surgiu devido à necessidade de formações para professores da educação básica sobre o uso das tecnologias digitais na educação. “O curso é voltado para a experiência didática e para o cotidiano do professor em sala de aula”, explicou. Ela destacou ainda a parceira da UFAL para a realização deste curso. “A UFAL, através da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância, tem contribuído bastante, por meio da sua experiência, para o desenvolvimento da Unilab na área da educação a distância. A UFAL atua nesta área há 16 anos e possui hoje 7 mil alunos”, complementou.

Fernando Pimentel, ao lado do vice-reitor da Unilab, Fernando Afonso.

Fernando Pimentel falou sobre os conhecimentos que serão adquiridos ao longo do curso. “O estudante pode esperar tanto a parte teórica para fundamentar a sua prática no desenvolvimento de atividades com as mídias como o desenvolvimento de experiências com as mídias para as atividades de ensino”, explicou o professor e coordenador adjunto da UAB na UFAL.

A coordenadora do curso, Lilian Figueiredo, falou sobre o uso das tecnologias no ambiente educacional. “O uso das TICs [Tecnologias da Informação e Comunicação] não é uma obrigatoriedade na sala de aula, mas há uma necessidade de trazê-las para sala de aula como uma metodologia, fazendo com que o aluno se sinta mais motivado e tenha mais interesse em participar, porque ele já vive nessa sociedade global e tecnológica”, comentou. A coordenadora observou a importância desse curso neste contexto: “O curso vem para agregar essas condições e valores e para entender o processo das tecnologias dentro do nosso contexto escolar”.

Estudante do curso, Ediner Costa.

Ediner Costa, estudante do curso de Ciências da Natureza e Matemática e professor da educação básica, é um dos participantes do curso. “Na educação, a gente vê a dificuldade do aluno em termo de aprendizagem, e a mídia hoje está muito presente. Então, o professor, trabalhando a mídia em seus conteúdos, contribui para o aluno absorvê-los. O aluno hoje está mais interativo”, analisou.

Alunos do curso Mídias e Educação.

O curso é voltado para professores da rede pública municipal e de escolas privadas da Região do Maciço de Baturité, além de servidores da Unilab. Os encontros presenciais vão ocorrer no Polo de Apoio Presencial de Redenção, situado no Campus da Liberdade.