Unilab e Canal Futura iniciam parceria com a chegada da Maleta sobre Pobreza

Data de publicação  30/09/2014, 13:37
Assinatura do acordo de cooperação entre a Unilab e Fundação Roberto Marinho.

Na manhã deste dia 30, a reitora Nilma Gomes assinou o acordo de cooperação entre a Unilab e a Fundação Roberto Marinho e o termo de adesão à Maleta do Canal Futura, que nesta edição tem como tema “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade”. A Maleta reúne um conjunto de artigos, vídeos com programas do Futura e caderno de atividades e de sugestões de uso dos programas. Esta coleção de materiais pode ser utilizada por professores da educação básica e do ensino superior, além de pessoas ligadas a associações e organizações não governamentais. Na Unilab, as ações da utilização da Maleta serão supervisionadas pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

A assinatura do acordo de cooperação ocorreu durante a apresentação da Maleta para professores dos municípios de Acarape e Redenção e para docentes e alunos bolsistas da Unilab. O evento foi realizado no auditório do Campus da Liberdade, com a presença dos pró-reitores de Extensão, Arte e Cultura, Ana Lúcia Souza, e de Relações Institucionais, Cássio Rubio, da secretária de Educação de Redenção, Eliane Silva, da gerente da área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Ana Paula Brandão, e do idealizador da Maleta e professor da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, André Lázaro.

Reitora Nilma Gomes

A reitora Nilma Gomes destacou a articulação da Maleta entre os projetos de ensino que a Unilab já desenvolve e o uso educativo das tecnologias com o objetivo de refletir sobre as condições de produção e reprodução da pobreza. “Temos um papel a cumprir sobre a questão da pobreza e é importante para nós refletirmos sobre isso e apontarmos caminhos. E não estamos falando só do Brasil, mas também dos nossos países parceiros”, comentou.

A reitora falou ainda sobre o tema escolhido para a Maleta. “O sociólogo Boaventura me ensinou que a realidade é muito mais complexa do que a gente imagina. A realidade não é só o que está à frente dos nossos olhos. Nós, da universidade, quando vamos fazer uma pesquisa ou uma intervenção, temos que fazer perguntas fortes para esta realidade tão complexa. E ‘Por que pobreza?’ é uma pergunta muito forte. Vamos começar a pensar quais são as respostas fortes que nós temos que dar para responder a força dessa pergunta. Então, o que vamos dizer sobre isso?”, questionou.

Ana Paula Brandão.

A gerente da área de Mobilização e Articulação Comunitária do Canal Futura, Ana Paula Brandão, falou sobre a atuação da emissora e a proposta da Maleta. “O Futura é um canal de televisão comprometido com a transformação social. Isso significa que além de termos uma programação educativa, voltada para todos, temos uma atuação presencial, que se faz através de uma equipe de mobilização e articulação comunitária. A Maleta, que está na sexta edição, não é um projeto finalizado, ela circula e recebe informações, abrindo espaços para outros tipos de discussões. Ela é um dispositivo de comunicação, ou seja, a partir dela, outros tantos processos educativos são criados”, afirmou.

Professor André Lázaro.

O professor André Lázaro ministrou uma palestra sobre o tema central da Maleta e refletiu sobre o papel da educação para mudar a realidade das pessoas que vivem em condição de pobreza. Ele mostrou dados referentes à situação da educação e da renda familiar no país. “A educação é o caminho para uma mudança pacífica do mundo. No Brasil, a educação básica é um direito de todos. Atualmente, há 50 milhões de alunos na escola”, enfatizou.

maleta-canal-futura-parceria-unilab-

Kit da Maleta.

Na Unilab, fazem parte deste projeto o Programa de Iniciação à Docência (Pibid), o curso de Pedagogia e os Projetos de Extensão “Afirme Ações: ações afirmativas no ensino médio ao ensino superior” e “Incubadora Tecnológica de Economia Solidária” (Intesol). O kit ficará disponível na biblioteca da universidade.

O sub-projeto do Pibid – Letras, nomeado de “África pela Via Literária”, que tem a coordenação dos professores Rodrigo Ordine e Joelma Rodrigues, irá utilizar a Maleta durante as atividades dos alunos bolsistas em três escolas de Redenção e uma escola de Acarape. “Vamos replicar os materiais em sala de aula e em ações que envolvem a escola como um todo”. Ele falou também sobre a contribuição da Maleta para  a formação dos estudantes da Unilab e das escolas participantes do Pibid. “Para os nossos alunos, vai trazer uma discussão social, além de relacionar e profundar o ensino da Literatura. Para as escolas, o projeto possibilita a aquisição de materiais de apoio extra para a comunidade escolar, além de discutir questões que afetam a região do Maciço de Baturité”, analisou.

No período da tarde, os presentes participarão de uma oficina sobre a utilização da Maleta no ambiente escolar.