I Semana Universitária da Unilab acontece de 9 a 11 de outubro

Data de publicação  07/10/2014, 17:48
DESTAQUE SEMANA UNIVERSITÁRIA

A I Semana Universitária da Unilab acontece nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no Campus da Liberdade, em Redenção, e no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde. A programação inclui palestras, minicursos, oficinas e apresentação de cerca de 250 trabalhos científicos de alunos bolsistas do Pibic, Pibeac, Monitoria, Deaad, da Graduação e da Pós-Graduação.A I Semana Universitária será também o espaço da interdisciplinariedade e integração dos saberes, por meio do III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, do II Encontro de Extensão, Arte e Cultura, do I Encontro de Educação a Distância, do I Encontro de Iniciação a Docência e do I Encontro de Monitoria.

A mesa de abertura da I Semana Universitária, que acontece no dia 09 (quinta-feira), às 9h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, contará com a participação da reitora Nilma Lino Gomes. Logo em seguida, a professora Ana Maria Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fará a palestra sobre “Os desafios do ensino, pesquisa e extensão em um mundo em transformação”. Ainda no dia 09, no período da tarde, as atividades passam a ocupar salas de aula, auditório e pátio do Bloco Administrativo, onde os estudantes irão apresentar trabalhos orais e pôsteres.

No período da noite, as salas de aula abrem as portas para a realização de minicursos e oficinas. Os temas abordados, nesta I Semana Universitária, refletem a diversidade temática e cultural, bem como o bom momento da produção científica do corpo discente da Unilab, que tem mostrado interesse em pesquisar, com seriedade, temas no âmbito local/regional e no global.

Entre as centenas de trabalhos científicos que serão apresentados, há, por exemplo, aqueles que tratam do global, como o “Minicurso: Identidade, Etnia e Teoria da Nação no Contexto dos Sistemas Políticos Africanos”, e outros que se debruçam sobre a realidade local, como o “Minicurso: Indicadores e gestão por resultados na educação do Maciço de Baturité”.No dia 10 (sexta-feira), às 18 horas, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, o professor Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irá tratar em sua palestra da “Função social da Universidade: desafios epistemológicos para forjar uma Universidade crítica”. No mesmo dia, às 19 horas, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, a professora Sandre Petit, da Universidade Federal do Ceará (UFC), irá discorrer sobre “O encontro de culturas e a integração ensino-pesquisa-extensão: desafios e possibilidades da descolonização da Universidade”.

Dança, filme e capoeira
Com apresentação de dança, filme e roda de capoeira, a I Semana Universitária abre também espaço para a arte como instrumento indispensável para a elaboração e compartilhamento dos saberes. A programação cultural inicia no dia 09, às 18h, no Auditório do Campus da Liberdade, com a exibição do filme “Touki Bouki”, do diretor senegalês Djibril Diop Mambéty. O filme conta a história de dois jovens senegaleses que vivem à margem em Dakar no pós-independência e sonham em conhecer Paris. Após o filme, terá um debate com a professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Janaína Oliveira. Essa atividade é uma realização do Fórum Itinerante de Cinema Negro.

No dia 10, às 20 horas, no Pátio Administrativo do Campus da Liberdade, haverá a apresentação do grupo de dança Txai.  No dia 11, no auditório do Campus dos Malês, às 16 horas, haverá a exibição do curta-metragem “O Tempo dos Orixás”, seguido de debate com os realizadores. Em seguida, acontece a roda de conversa e demonstração da Capoeira de Santo Amaro, com o Mestre Sidney e convidados.

A I Semana Universitária é realizada pela Unilab, por meio das Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad).

Acompanhe a programação completa no semanauniversitaria.unilab.edu.br e participe.