Professores debatem o tema “Diálogos, África e Diáspora encontros e/ou desencontros” neste dia 08

Data de publicação  07/10/2014, 10:50

Neste dia 08, às 13h, será realizada a mesa redonda sobre o tema “Diálogos, África e Diáspora encontros e/ou desencontros: diferentes histórias das experiências de vidas humanas no tempo e espaço”, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção. Os participantes receberão certificado com a carga horária de três horas. A inscrição é por ordem de chegada.

O tema será debatido pelos professores do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, Vera Rodrigues e Bas´llele Malomalo, com a mediação do professor Luís Tomás Domingos. O evento é uma realização do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAAB) da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis da Unilab.

Currículo dos professores convidados:

Vera Regina Rodrigues, professora do Instituto de Humanidades e Letras

Vera Regina Rodrigues da Silva é membro do Grupo de Pesquisa Oritá e coordenadora da Linha de Pesquisa “Identidades e Políticas Públicas”. É doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP); mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realiza pesquisas com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, relações etnicorraciais, atuando principalmente nos seguintes temas: quilombos, políticas públicas, educação, racismo, relações etnicorraciais e cultura.

Bas´ilele Malomalo, professor do Instituto de Humanidades e Letras.

Bas´Ilele Malomalo é doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquista (UNESP), pesquisador do Centro dos Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (CLADIN-UNESP) e do Harriet Tubman Institute for Research on the Global Migrations of African Peoples (York University, Toronto/Canadá) e coordenador do grupo de pesquisa “África contemporânea nas relações Globais”. Tem experiência na área de Ciências Sociais, História da África e do Negro no Brasil, atuando principalmente nos temas seguintes: sociologias das relações raciais, multiculturalismo, desenvolvimento, política públicas de ações afirmativas, religião, ensino da sociologia, da história e cultura africana e afro-brasileira.