Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Professora da área de Letras ministra palestra no Café com Letras sobre “Interacionismo Sociodiscursivo”

Data de publicação  08/10/2014, 09:11
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Café com letras 2

Nesta quarta-feira (08), o Projeto de Extensão Café com Letras recebe a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Camila Maria Marques Peixoto, para ministrar a palestra “O Interacionismo Sociodiscursivo: compreendendo o agir humano, compreendendo o agir nos textos”. O encontro ocorrerá no auditório do Campus da Liberdade, às 16h30.

O objetivo desta palestra é discutir as bases epistemológicas e as ferramentas de análise de textos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), mais particularmente, os tipos de discurso, que colocam em interface representações individuais e coletivas, flagradas nos textos. De uma maneira geral, o ISD inscreve-se na continuidade do movimento do Interacionismo Social, buscando compreender as relações entre linguagem e desenvolvimento humano, de uma maneira fundamentalmente interdisciplinar.

A palestra vai refletir ainda sobre os tipos de textos, que podem ser definidos como os correspondentes empíricos / linguísticos das atividades de linguagem (representações coletivas) de um grupo, e como o correspondente empírico/linguístico de uma determinada ação de linguagem (representação individual) de um indivíduo singular, sendo esta tensão entre representações individuais e coletivas, mobilizadas nos textos, fundamental para o desenvolvimento do indivíduo.

Sobre a palestrante:

Professora Camila Maria Marques Peixoto.

Professora Camila Maria Marques Peixoto.

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolveu estágio de doutoramento PDEE na Universidade Nova de Lisboa (2010). Atualmente é professora do Instituto Federal do Ceará, tendo realizado Pós-Doutorado na UFC, vinculado ao grupo Variação e processamento da fala e do discurso: análises e aplicações, tendo como interesse análises das representações do papel atribuído à língua portuguesa nos PALOPs. Atua também como pesquisadora convidada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada na UFC, tendo como foco análises de práticas discursivas em sala de aula de línguas e em formação inicial e continuada de educadores.

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca, está na terceira edição. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Categorias