Reitora da Unilab é reconduzida ao Conselho Nacional de Educação (CNE)

Data de publicação  08/10/2014, 17:15
Henrique Paim, Ministro da Educação, juntamente com os empossados. (Foto Isabelle Araújo-MEC)

Ministro da Educação Henrique Paim (ao centro), ao lado da Reitora Nilma Gomes e de demais conselheiros (Foto Isabelle Araújo/MEC)

O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou e reconduziu na tarde desta terça-feira (07) dez integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre eles a Reitora da Unilab Nilma Lino Gomes. As posses completam o Conselho Pleno do colegiado, que tem entre seus objetivos formular e avaliar a política nacional de educação. Na ocasião, o conselheiro Gilberto Garcia foi eleito presidente do conselho para os próximos dois anos.

Para a reitora Nilma Gomes, fazer parte do CNE e ser reitora da Unilab possibilita atualizar a universidade sobre as questões mais emergentes da agenda educacional. “Ser reconduzida no CNE é, ao mesmo tempo, uma honra e uma responsabilidade para mim. Ser representante do Movimento Negro na Câmara de Educação Básica significa levar à frente demandas educacionais históricas da população negra e quilombola no Brasil, além de ser uma mediadora entre o conselho e outros movimentos sociais. Também é desafiador o fato de estar aberta a todas as outras questões concernentes à educação básica de maneira geral, articulando-as com a educação superior”, afirmou.

Cerimônia de posse dos novos conselheiros.

Cerimônia de posse dos novos conselheiros. Foto: Isabelle Araújo/MEC

Durante a cerimônia, Paim destacou a responsabilidade do CNE para definir as diretrizes da educação brasileira e a importância do educador no avanço da educação. “O CNE representa vários setores da educação no Brasil e aponta para a educação como uma política de estado”, afirmou.

Novos conselheiros do CNE. Foto: Isabelle Araújo /MEC

Foram reconduzidas ao cargo de conselheiras na Câmara de Educação Básica Malvina Tuttman, Nilma Lino Gomes e Rita Gomes do Nascimento, e tomou posse César Callegari, que já ocupou uma vaga no CNE. A Câmara de Educação Superior recebe os novos conselheiros Joaquim José Soares Neto, Márcia Ângela da Silva Aguiar, Paulo Barone e Yugo Okida, além de ter a recondução de Arthur Roquete de Macedo e Gilberto Garcia.

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

Representaram a Unilab no evento a pró-reitora de Administração, Laura Santos, e a chefe de Gabinete da Reitoria, Ana Cristina Queiroz.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC