Programação da I Semana Universitária reúne palestras, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos e atividades culturais

Data de publicação  09/10/2014, 12:02
Reitora abre atividades da I Semana Universitária

Teve início, na manhã desta quinta-feira (09), a I Semana Universitária da Unilab. A abertura foi realizada pela reitora Nilma Gomes; pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa; pela coordenadora de Extensão e Ações Comunitárias, Rafaella Pessoa; pela coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Leilane Barbosa; e pela diretora da Educação Aberta e a Distância, Maria Aparecida da Silva.

A reitora Nilma Gomes falou sobre a satisfação e a alegria de estar iniciando a programação da I Semana Universitária. “Para nós da Unilab, que estamos nos consolidando, é muito importante termos conseguido realizar este momento, em que nós podemos dar visibilidade e socializar trabalhos realizados por professores e estudantes. E para a gente discutir essa vida acadêmica que está dando os seus primeiros passos, é fundamental que, desde já, sejam criados espaços interdisciplinares em que os saberes possam ser trocados e compartilhados”, afirmou a reitora, destacando o compromisso e a responsabilidade em tornar público o conhecimento produzido dentro da universidade tanto para a comunidade local como para as pessoas dos outros países.

Ana Maria Gomes, professora da UFMG, ministrou a palestra de abertura da I Semana Universitária.

Em seguida, a professora Ana Maria Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou uma palestra sobre o tema “Os desafios do ensino, pesquisa e extensão, em um mundo em transformação”.

Participantes da mesa de abertura da I Semana Universitária.

A I Semana Universitária da Unilab acontece nos dias 09, 10 e 11 de outubro, no Campus da Liberdade e Unidade Acadêmica dos Palmares (Ceará) e no Campus dos Malês (Bahia). A programação inclui palestras, minicursos, oficinas e apresentação de cerca de 250 trabalhos científicos de alunos bolsistas do Pibic, Pibeac, Monitoria, Deaad, da Graduação e da Pós-Graduação. A I Semana Universitária é também o espaço da interdisciplinariedade e integração dos saberes, por meio do III Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, do II Encontro de Extensão, Arte e Cultura, do I Encontro de Educação a Distância, do I Encontro de Iniciação a Docência e do I Encontro de Monitoria.

Apresentação de trabalhos

Os corredores do Pátio Administrativo do Campus da Liberdade ficaram pequenos para acolher a intensa troca de saberes entre os alunos na exposição dos trabalhos. A diversidade temática vem se destacando como uma marca dessa I Semana Universitária.

Nadila Lima e Faustino Rodrigues estão entre os estudantes com trabalhos expostos na I Semana Universitária da Unilab

A estudante do Curso de Letras Nadila Cristina Lima apresentou o trabalho de extensão “Curso de Atualização em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade(s) no Maciço de Baturité: Experiência de Formação Continuada do Civeja/Ecoss/Unilab”, que trata sobre a formação dos professores para educação de jovens e adultos da região do Maciço. “Como a proposta da Unilab é desenvolver a questão da multiculturalidade, o projeto foi criado para auxiliar a formação dos professores com foco em metodologia que tratem desse ponto, estimulando os professores a trazer para dentro da sala de aula a troca de saberes, bem como o resgate da cultura de cada localidade. Buscamos também desenvolver, dentro desse projeto, uma metodologia mais dinâmica porque, muitas vezes, os alunos trabalham durante o dia e estudam a noite, visando tornar o estudo uma coisa mais interessante”, explicou Nadila Lima.

Já Fernando Alves, estudante do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, expôs sobre o impacto da química no cotidiano das pessoas, por meio dos resultados do trabalho sobre a qualidade da água da região próxima à universidade, sob o título “Análise Físico-Química das Águas do Rio Pacoti por Volumetria”. Entre as apresentações orais que ocorreram no Auditório, estava a da estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa, Jordana Marques Souto, com o tema “Diálogos entre Literatura e História em Narrativas de Língua Portuguesa”.

Os trabalhos também foram expostos em apresentação oral, como o da estudante Jordana Marques

Atividades artísticas e culturais

Na noite da quinta-feira (09) foram iniciadas as atividades culturais I Semana Universitária com a exibição do filme “Touki Bouki”, do diretor senegalês Djibril Diop Mambéty, no Auditório do Campus da Liberdade. O filme foi seguido de debate com a professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Janaína Oliveira. Essa atividade é uma realização do Fórum Itinerante de Cinema Negro.

Filme Touki Bouki, do diretor senegalês Djibril Diop Mambéty

Roda de capoeira no final das atividades, no Campus dos Malês/BA

A programação completa da I Semana Universitária da Unilab está disponível em semanauniversitaria.unilab.edu.br.

Veja mais em: I Semana Universitária da Unilab acontece de 9 a 11 de outubro