Documentário “Utopia e Barbárie” é tema de debate nesta sexta-feira (17) na Unilab
O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate o documentário “Utopia e Barbárie”, nesta sexta-feira (17), das 14h45 às 17h, na Sala 08 do Campus da Liberdade da Unilab.
Dirigido pelo cineasta Silvio Tendler, o documentário, lançado em 2005, traça um painel contundente dos 50 anos que precederam o início do século XXI, ajudando a refletir sobre temas recentes da História Mundial, tais como: os movimentos de contracultura, as ditaduras militares na América Latina, a Guerra do Vietnã, dentre outros.
Com mais esse debate, o Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”, coordenado pelo professor Sebastião André Alves, reafirma seu objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico.
Resumo do filme:
“Retrata e interpreta o mundo depois da Segunda Guerra Mundial e suas transformações; as utopias que nele foram criadas e as barbáries que o pontuaram. Descreve o desmonte das utopias da geração sonhadora de 1968 e analisa a criação de novas utopias neste mundo globalizado.”