Comissão conhece a infraestrutura do Biotério da Universidade de Fortaleza

Data de publicação  17/10/2014, 13:53
Comissão de Criação e Estruturação do Biotério da Unilab em visita a Unifor

A Comissão de Criação e Estruturação do Biotério da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) visitou o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), da Universidade de Fortaleza (Unifor). A visita faz parte do planejamento para a implantação futura de um biotério – espaço destinado a criação ou manutenção de animais vivos para pesquisas laboratoriais – na Unilab.

A comissão, representada pelos professores Ana Caroline Rocha e Daniel Freire e os arquitetos Cantídio Guimarães e Carina Peixoto, foi recebida pelo professor Ramon da Silva Raposo, médico veterinário e coordenador do Biotério de Produção, e pelo administrador do Nubex, Antônio Martins.

Na oportunidade, a comissão conheceu de perto as instalações do Biotério de Experimentação, incluindo Centro Cirúrgico e a sala para observação pós-cirúrgica de caprinos e suínos. Os Setores de Carga e Descarga, Área de Manutenção e de Higienização dos Equipamentos também foram visitados.

Em seguida, o Biotério de Manutenção, que é reconhecido pela comunidade científica como um espaço de referência nacional, foi apresentado à comissão da Unilab. Segundo a comissão, pôde-se constatar a excelência das instalações físicas e entender porque esse biotério tem servido aos avanços das pesquisas dos profissionais da Unifor e de pesquisadores de outras instituições de pesquisa e do Ensino Superior.

Durante a visita, o diretor do Nubex, o professor Renato Moreira, fez um breve relato sobre a história do núcleo, destacando a contribuição deste para o desenvolvimento da comunidade científica local e nacional. Por fim, Renato Moreira, ressaltando a importância das parcerias interinstitucionais, deixou claro o interesse da Unifor em colaborar com o processo de implantação do biotério da Unilab.

Comissão de Criação e Estruturação do Biotério da Unilab ao lado do diretor do Nubex, Renato Moreira.