Livro do professor Rodrigo Ordine é lançado na Quarta Cultural Maciço de Arte

Data de publicação  21/10/2014, 11:43

Capa - Providência 4 cópia

Na Quarta Cultural Maciço de Arte deste dia 22 será lançado o livro “Providência”, do professor Rodrigo Ordine, do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab. O lançamento está marcado para as 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Providência” é uma coletânea de contos que explora diferentes processos de construção de narradores, elencando personagens que se questionam sobre a vida ordinária. Constrói, assim, visões sobre as diferentes formas como os indivíduos enxergam a si e o mundo, tocados ou não pela sensibilidade de se ver e de ver o outro.

Nas palavras da professora e crítica literária Patrícia Botelho, “o leitor se defrontará com imagens de sujeitos comuns acometidos pela aparente banalidade do cotidiano e pelas idiossincrasias humanas”.

Na visão do autor, os contos de “Providência” estão ligados pela banalidade do cotidiano. “Eu diria, de um modo geral, que os contos forjam as diferentes visões das coisas banais da vida cotidiana. São essas visões que me permitem criar narradores que não tem nada a ver com os fatos narrados,” explica Rodrigo Ordine.

Providência” marca a estreia de Rodrigo Ordine na literatura. “É um livro simples, sem grandes pretensões, se não o de buscar o prazer do leitor”, conclui.

Rodrigo Ordine

Professor do Instituto de Humanidades e Letras da Unilab, possui doutorado em Estudos Literários pela PUC-Rio. É Coordenador de Área do Subprojeto PIBID Letras, líder do Grupo de Pesquisa ORITÁ – Espaços, Identidades e Memórias e vem orientando trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica nas áreas de Memória, Escritas de Si e Literaturas Africanas