I Semana de Humanidades e Letras abre inscrições para minicursos e apresentações de trabalhos

Data de publicação  23/10/2014, 13:33

DESTAQUE SEMANA DE HUMANIDADES E LETRAS

Estão abertas as inscrições para a I Semana de Humanidade e Letras. O evento, que ocorre entre os dias 04 e 07 de novembro, tem como tema central “Trânsitos e conexões: produção acadêmica e ensino em Humanidades e Letras, Sul-Sul”. A Semana acontece, simultaneamente, no Campus da Liberdade e no Campus dos Malês.

As inscrições para apresentações de trabalhos em comunicação oral em grupos de trabalho e em formato de pôster e de atividades artísticas para a Feira Intercultural estão abertas até o dia 30 de outubro através do LINK. Os participantes podem apresentar, concomitantemente, comunicação oral e trabalho artístico ou pôster e trabalho artístico. Os grupos de trabalhos estão divididos nos seguintes temas: apresentar trabalhos nos grupos temáticos: “Estudos da África e da Diáspora nas Américas”, “Estudos de Geofilosofia” e “Teorias feministas pós-coloniais: um levantamento”.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas pelo LINK até o dia 30 de outubro ou, no dia 04 de novembro, das 10h às 12h, no local do evento. São ofertadas 25 vagas para cada minicurso, são eles:

Campus dos Malês
Dias 5 a 07 (9h-11h)
“Aspectos sociológicos das religiões afro-brasileiras” (Professor Fábio Lima / CEAO – UFBA)
“Cornel West dentro de Matrix: uma introdução à filosofia” (Professor Marcos Lopes / Unilab)

Dias 5 e 6 (9h-11h)
“Ideias que viajam: interseccionalidade e os estudos de gênero no Brasil” (Cristiano Rodrigues / NEIM/UFBA)

Dia 7 (9h-11h)
“Lendas, mitos e rumores na internet: moralidade e poder” (Giana Steffen / Unilab)
“Formatação de textos nas normas da ABNT” (Caroline Rodrigues Cardoso / Unilab)

Campus da Liberdade
Dia 5 (13h-15h)
“A construção do conto para a reinvenção de si elaborando ser negro a luz da pret@gogia” (Rebeca de Alcântara Silva Meijer / Unilab)

Dia 06 (13h-15h)
“Linguística computacional: uma proposta de linha de montagem” (Tiago Cunha / Unilab)

A conferência de abertura acontece no dia 04 de novembro, às 19h, no auditório do Campus dos Malês, com a conferência “Literatura e a produção literária: raça e gênero”, que será ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Florentina da Silva Souza. A palestra será transmitida para o Campus da Liberdade. A programação da I Semana de Humanidade e Letras contará, no decorrer destes dias, com palestras, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações artísticas e a Feira Intercultural com música, poesia, esculturas e artesanato.

O encerramento do evento será no dia 7 de novembro, às 19h, com a conferência “Ciências Sociais e Universidades em África: revisitando o seu papel social, a partir de Moçambique”, ministrada pela professora da Universidade Eduardo Mondlane, Teresa Cruz e Silva. O encontro será no Campus da Liberdade, com transmissão para o Campus dos Malês.

A programação completa está no site do evento: www.semanahl.unilab.edu.br/