Projeto de Extensão “Afirme Ações” concorre ao Prêmio Abdias do Nascimento

Data de publicação  23/10/2014, 11:52
Os estudantes Débora Nascimento, Felipe Rocha e Lorena Andrade fazem parte do Projeto de Extensão.

O Projeto de Extensão “Afirme Ações – Ações afirmativas no ensino médio ao ensino superior” concorre ao Prêmio Abdias do Nascimento, na modalidade de apresentação oral, divulgação do resumo e pôster virtual do I Salão Ações Afirmativas. O evento faz parte da programação do Salão UFRGS 2014, Ciência, desenvolvimento e Sociedade, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A apresentação do projeto foi realizado pelos bolsistas Débora Nascimento, Felipe Rocha e Lorena Andrade no último dia 24.

O projeto vai realizar oficinas com estudantes das turmas de 3º ano do Ensino Médio das escolas Maria do Carmo Bezerra, em Acarape, e Padre Saraiva Leão, Dr. Brunilo Jacó, Adolfo Ferreira de Sousa e Camilo Brasiliense, na sede do município de Redenção e no distrito de Antônio Diogo. O objetivo dessas atividades é promover o debate sobre ações afirmativas e educação no ensino superior brasileiro. O projeto tem duração de um ano.

A coordenadora da iniciativa, professora Vera Rodrigues, destaca que o projeto busca formar e estimular o pensamento crítico das pessoas. “A universidade pública tem um papel importante que é oferecer aos estudantes a oportunidade de acesso à informação e à produção de conhecimentos. Este projeto pretende debater e divulgar o que são as ações afirmativas de acesso ao ensino superior e porque elas existem”, explica.

Segundo os bolsistas, a participação no projeto é uma forma de contribuir para o reconhecimento e valorização de mecanismos de inclusão social no ambiente educacional e para a igualdade de oportunidades.

Mais informações no SITE do evento.