Palestras sobre Física integram o II Circuito de Formação para Licenciaturas

Data de publicação  29/10/2014, 11:39

logo_prodocencia

A Coordenação do Prodocência realiza nesta quinta (30) e sexta (31) duas palestras voltadas para os estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática e em Letras – Língua Portuguesa. As palestras integram o II Circuito de Formação para Licenciaturas e serão ministradas pelo professor Sebastião Alves, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

A palestra desta quinta acontece no Anfiteatro do Campus da Liberdade da Unilab, Redenção/CE, às 14h, e traz como tema “O que mantém prótons e nêutrons juntos no núcleo?”. Na sexta, também no Anfiteatro, às 9h, o professor Sebastião Alves debate “Proposta de um curriculum experimental para o Ensino de Física”. Para participar, o estudante, que terá direito a certificado, não necessita fazer inscrição.

“O objetivo destas palestras, como das demais atividades e ações do Prodocência, é o de agregar valor à formação docente, com vista de uma inovação curricular nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Licenciaturas da Unilab, explica a coordenadora do Prodocência, professora Viviane Oliveira, acrescentando: “Tais ações são importantes uma vez que podem contribuir com melhorias nos processos formativos interdisciplinares, com incentivos ao trabalho cooperativo, comprometido com o processo de ensino e aprendizagem significativo e com a consolidação das Licenciaturas na Universidade”.

Física para todos
Dentro das atividades do II Circuito de Formação para Licenciaturas, o professor Idelfrânio Moreira realiza na segunda (03), no Anfiteatro do Campus da Liberdade, às 14h, a palestra “Você sabe Física, só não sabe que sabe”. A palestra visa descomplicar o ensino da Física, por meio da identificação de fatos do cotidiano, bem como despertar o interesse dos mais jovens pelas ciências exatas.

O professor Idelfrânio Moreira tem bastante experiência nesse assunto. Ele é integrante da Plataforma Youtube Edu, da Fundação Lemann, e autor das obras: ‘Meu primeiro livro de Física’ e ‘Quem disse que Física é só cálculo?!’. Esta última, dedicada à elaboração de questões ‘estilo ENEM’, contextualizadas e interdisciplinares.

O Prodocência é um projeto aprovado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e tem como proposta a consolidação das Licenciaturas da Unilab.