Unilab realiza roda de conversa com profetas da chuva

Data de publicação  30/10/2014, 17:35

Profetas da chuva

Reconhecidos por utilizar o saber popular e a observação de fatores da natureza para “profetizar” a quadra chuvosa no Ceará, os profetas das chuvas virão à Unilab para uma roda de conversa. Será no próximo dia 05, às 18h30, na sala 10 do bloco didático, no Campus da Liberdade, em Redenção.

O evento faz parte do projeto de extensão “Rodas de Conversa: resgate das práticas de adivinharias utilizadas pelos ‘profetas das chuvas’ para a previsão da quadra chuvosa no Ceará”. A organização é dos professores José Weyne, do Instituto de Humanidades e Letras, e Joaquim Torres, do Instituto de Desenvolvimento Rural.

Sobre os profetas da chuva

Os profetas da chuva observam os sinais que a natureza mostra e os interpretam prevendo como será a quadra chuvosa a cada ano. Grande parte deles vive no campo e depende da chuva para o próprio sustento. Possuem conhecimentos empíricos sobre a previsão do tempo, apoiando-se exclusivamente na experiência e observação.

Desde 1997 ocorre anualmente o Encontro de Profetas da Chuva, em que os profetas se reúnem para expor o resultado de suas experiências com relação à quadra chuvosa (fevereiro a março).