Edição especial do Café com Letras discute formação docente e comemora aniversário do curso de Letras

Data de publicação  31/10/2014, 12:59

Café com letras 2

A edição do Café com Letras da próxima quarta-feira (5) comemora o aniversário de dois anos do curso de Letras, com a palestra “A formação docente do profissional de Letras”, proferida pela ex-vice-reitora da Unilab e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Elias Soares. Ocorrerá no anfiteatro, às 20h.

Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Comunicação Social e Direito pela UFC, Maria Elias Soares é doutora em Letras e tem extensa carreira acadêmica, contabilizando 49 orientações de dissertações de mestrado e 17 orientações de teses de doutorado (concluídas e aprovadas).

Além disso, publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados e em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de teoria e análise do texto e do discurso, estudos da língua falada, aquisição e processamento da linguagem, letramento e ensino da leitura e da escrita.

A professora compôs a comissão do Ministério da Educação (MEC) que colaborou com a implantação da Universidade de Cabo Verde (2004-2006) e também foi membro da comissão de implantação da Unilab, de 2008 a 2010.

A edição do Café com Letras comemorativa do aniversário do curso de Letras compõe a programação da Semana de Humanidades e Letras. Após a palestra, haverá apresentações culturais dos alunos do curso, como declamação de poemas e música.

Professora Maria Elias

Curso de Letras

O curso de Letras da Unilab funciona no período noturno, em Redenção (CE) e São Francisco do Conde (BA) e tem uma carga horária de 3.200 horas. Destas, 2.720 horas são das disciplinas obrigatórias, 400 horas de Estágio Supervisionado e 120 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso. Além desse total, há 280 horas de disciplinas optativas e 200 horas de atividades complementares. O tempo para integralização é de 18 a 27 trimestres.

O currículo do curso atenta à realidade lusófona, preparado para atender outras linguagens, contemplando estudantes de outros países que têm a língua portuguesa como oficial.