I Semana de Humanidades e Letras começa nesta terça (04)

Data de publicação  31/10/2014, 13:55

DESTAQUE SEMANA DE HUMANIDADES E LETRAS

Na próxima terça-feira (04) terá início a I Semana de Humanidade e Letras, estendendo-se até sexta (07). O evento tem como tema central “Trânsitos e conexões: produção acadêmica e ensino em Humanidades e Letras, Sul-Sul”. A Semana ocorre no Campus da Liberdade (Redenção) e no Campus dos Malês (São Francisco do Conde).

A conferência de abertura ocorre no dia 04, às 19h, no auditório do Campus dos Malês, com o tema “Literatura e a produção literária: raça e gênero”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Florentina da Silva Souza. Haverá transmissão para o Campus da Liberdade.

A programação da I Semana de Humanidade e Letras contará, no decorrer destes dias, com palestras, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações artísticas e a Feira Intercultural com música, poesia, esculturas e artesanato.

O encerramento do evento será no dia 7 de novembro, às 19h, com a conferência “Ciências Sociais e Universidades em África: revisitando o seu papel social, a partir de Moçambique”, ministrada pela professora da Universidade Eduardo Mondlane, Teresa Cruz e Silva. O encontro será no Campus da Liberdade, com transmissão para o Campus dos Malês.

Haverá apresentação oral de pesquisas em grupos de trabalho e em formato de pôster. Os grupos de trabalhos estão divididos nos seguintes temas: “Estudos da África e da Diáspora nas Américas”, “Estudos de Geofilosofia” e “Teorias feministas pós-coloniais: um levantamento”.

As inscrições para ouvintes podem ser feitas no dia 04 de novembro, das 10h às 12h, no local do evento. São ofertadas 25 vagas para cada minicurso, que são:

Campus dos Malês

Dias 05 a 07 (9h-11h)
“Aspectos sociológicos das religiões afro-brasileiras” (Professor Fábio Lima / CEAO – UFBA)
“Cornel West dentro de Matrix: uma introdução à filosofia” (Professor Marcos Lopes / Unilab)

Dias 05 e 06 (9h-11h)
“Ideias que viajam: interseccionalidade e os estudos de gênero no Brasil” (Cristiano Rodrigues / NEIM/UFBA)

Dia 07 (9h-11h)
“Lendas, mitos e rumores na internet: moralidade e poder” (Giana Steffen / Unilab)
“Formatação de textos nas normas da ABNT” (Caroline Rodrigues Cardoso / Unilab)

Campus da Liberdade
Dia 05 (13h-15h)