Palestra com o tema “Você sabe Física, só não sabe que sabe” busca despertar o interesse dos mais jovens pela área

Data de publicação  03/11/2014, 17:03
Professor Idelfrânio Moreira fala sobre Física no dia a dia.

O professor Idelfrânio Moreira realizou na tarde desta segunda-feira (03), com grande participação dos estudantes no Anfiteatro do Campus da Liberdade, Redenção/CE, a palestra “Você sabe Física, só não sabe que sabe”. A partir de várias situações do cotidiano, como esfriar o café, aquecer o corpo contra o frio ou repetir os famosos passos do moonwalk, o professor Idelfrânio mostrou, para uma plateia atenta, como esses atos, aparentemente triviais, são exemplos do uso da Física.

A palestra, que faz parte do Programa de Consolidação para Licenciaturas (Prodocência), buscou descomplicar o ensino da Física, mediante a identificação de fatos do dia a dia. Desta forma, buscou despertar o interesse dos mais jovens pela Física e outras ciências exatas.

Física ensinada a partir do cotidiano

“Como é que uma coisa tão fantástica como a Física, que ajuda a explicar grande parte das coisas do mundo, poderia ficar restrita ao conhecimento de poucos. Por isso, quis fazer diferente. Quis mostrar que todo mundo sabe física, só não sabe que sabe”, disse Idelfrânio Moreira, passando a enumerar uma série de situações cotidianas em que a Física está presente.

Fundador do projeto Física Marginal e integrante da plataforma Youtube Edu, da Fundação Lemann, o professor Idelfrânio Moreira, além de uma larga experiência do ensino da Física a partir da cotidianeidade, dedica-se também a elaboração de questões estilo Enem. Ele é também autor das obras: ‘Meu primeiro livro de Física’ e ‘Quem disse que Física é só cálculo?!’.

Plateia lotou o Anfiteatro para palestra sobre Física

Plateia lotou o Anfiteatro para saber mais sobre Física

O Prodocência é um projeto aprovado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e tem como proposta a consolidação das Licenciaturas da Unilab.