Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana recebe grupo de percussão Acadêmicos da Casa Caiada

Data de publicação  03/11/2014, 15:10
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Grupo de percussão Casa Caiada

Grupo de percussão Casa Caiada

A edição da Quarta Cultural Maciço de Arte desta quarta-feira (05) conta com o grupo de percussão Acadêmicos da Casa Caiada, projeto de extensão do curso de música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Será às 19h, no pátio administrativo, no Campus da Liberdade.

O grupo apresenta seu segundo espetáculo, “Agô, Tambor”, baseado em músicas percussivas inspiradas em ritmos da cultura africana e suas influências nas manifestações da cultura popular brasileira. O espetáculo traz nos toques do agogô (instrumento tradicional da musica yorubá africana) as principais sonoridades arranjadas musicalmente nos ritmos como Sikyi (Gahna), Kpatsa (Gahna), Agueré, Congo, Congada, Ijexé e Samba-reggae.

Fundado em 2008 pelos professores Catherine Furtado e Erwin Schrader, junto com o artista plástico, escritor e músico Descartes Gadelha (mestre de cultura popular e padrinho do grupo), a proposta do grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo/colaborativo com a comunidade. O nome “Casa Caiada”, escolhido por Descartes Gadelha, inspira-se na casa, pintada de cal, onde morou o escritor cearense José de Alencar.

Categorias