Semana de Humanidades e Letras é concluída com conferência sobre Ciências Sociais e universidades na África

Data de publicação  07/11/2014, 15:31

Após quatro dias de programação intensa, a I Semana de Humanidades e Letras se encerra, nesta sexta-feira (07), com a conferência “Ciências Sociais e Universidades em África: revisitando o seu papel social, a partir de Moçambique”. Será proferida pela professora Teresa Cruz e Silva, da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, às 18h30, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Haverá videoconferência para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Antes da conferência, terá a mesa de encerramento, composta pela reitora, Nilma Lino Gomes, e pela presidenta da Comissão Organizadora, Cristiane Santos. Ocorre às 17h30, no Campus dos Malês, com transmissão para o Campus da Liberdade.

Com o tema “Trânsitos e conexões: produção acadêmica e ensino em humanidades e letras, Sul-Sul”, a Semana ocorreu entre os dias 04 e 07, com palestras, rodas de conversa, lançamento de livros, apresentações artísticas e a Feira Intercultural com música, poesia, esculturas e artesanato.

Estudantes participam da I Semana de Humanidades e Letras

Atividades da Feira Intercultural envolveram música, poesia e outras artes.

Houve apresentação oral de pesquisas em grupos de trabalho e em formato de pôster. Os grupos de trabalho foram divididos nos seguintes temas: “Estudos da África e da Diáspora nas Américas”, “Estudos de Geofilosofia” e “Teorias feministas pós-coloniais: um levantamento”. Foram ofertados ainda 7 minicursos.

A temática de gênero e raça foi privilegiada. A conferência de abertura, no Campus dos Malês, debruçou-se sobre o tema, com o título “Literatura e a produção literária: raça e gênero”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Florentina da Silva Souza.

Já nos dias 05 e 06, houve homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, que completaria 100 anos em 2014. A escritora e coordenadora de disseminação de informações da Fundação Cultural Palmares, Cidinha da Silva, realizou roda de conversa com o tema “Mídia e relações raciais nas crônicas de Cidinha da Silva”, e o lançamento do livro de Carolina de Jesus, “Onde estaes felicidade?”.

Roda de conversa com a escritora Cidinha da Silva abordou mídia e relações raciais.