Quarta Cultural insere-se no FestFilmes e apresenta a Mostra CPLP nesta semana

Data de publicação  10/11/2014, 15:21
Curta Tejo, Mar, de Bernard Lessa.

A Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana, dia 12, integra-se ao Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro (FestFilmes), apresentando a Mostra Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A mostra é composta por filmes de curta ou longa duração que se originam ou retratam aspectos históricos e culturais dos países que compõem a CPLP. A sessão ocorre no dia 12, às 18h30, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Esta é a segunda edição do FestFilmes, que ocorre de 8 a 15 de novembro, em Baturité (sede principal do evento), Fortaleza e Redenção. A programação exibe, no conjunto das mostras, 90 curtas-metragens. Os locais e horários estão no site oficial. O homenageado do ano é o escritor e cineasta Francis Vale, que soma mais de 30 anos de atividades no campo cultural e, atualmente, é diretor do Festival de Cinema de Jericoacoara.

Fundado em 2012, o festival objetiva promover o intercâmbio cultural, social e econômico das nações que compõem a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. São oficinas, seminários, palestras, exposições, lançamentos de publicações e exibições cinematográficas de filmes de curta e longa duração em formato digital.

A primeira edição teve 84 obras exibidas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Redenção, com um público de 7.817 espectadores, sendo distribuído, pelo festival, um total de 47 mil reais em prêmios para os realizadores.