Inscrições abertas para 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE)

Data de publicação  17/11/2014, 11:29

bienal-da-une

Estão abertas as inscrições para a 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que ocorrerá entre 26 de janeiro e 1º fevereiro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro. Durante a programação, serão realizados shows, atividades culturais e esportivas, mostras científicas, oficinas e debates espalhados por espaços da capital carioca.

A Bienal da UNE apresentará o tema #vozesdobrasil, em que fará uma reflexão sobre a língua como elemento da identidade cultural brasileira: A língua portuguesa e suas variações, os idiomas de origem negra, indígena, a relação entre a fala e a escrita e a língua em seus amplos contextos e lugares sociais. Segundo a organização, o evento busca a polifonia das vozes que marcam a construção do país desde a colonização até os dias de hoje, traduzindo a brasilidade em um universo de modos de fala e escrita tão característicos de um país culturalmente rico e ainda marcado por fortes desigualdades.

As inscrições de participantes e para aqueles que desejam apresentar trabalhos podem ser realizadas pelo site da UNE (www.une.org.br). As áreas que recebem trabalhos são: música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão.

A inscrição individual para os participantes, que querem fazer oficinas, ir aos shows e participar dos debates tem o valor de R$ 60, com alojamento incluso. Já para os estudantes que querem apresentar trabalhos na mostra selecionada, a inscrição é gratuita. Estarão isentos de taxas os estudantes cotistas, prounistas e do Fies.

Sobre a Bienal da UNE
A UNE foi fundada em terras cariocas e a sua sede funcionou na Praia do Flamengo, 132, até 1ª de abril de 1964, data em que foi incendiada por agentes da ditadura militar que acabava de se instalar no país. Hoje, a entidade está reconstruindo o prédio, no mesmo local, a partir de um projeto doado por Oscar Niemeyer, com inauguração prevista para 2016. Desde a sua primeira edição, realizada em 1999, em Salvador (BA), a Bienal da UNE tem o intuito de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. Fazem parte desse repertório música, cinema, literatura, teatro, ciência e tecnologia. O festival também abre espaço para aulas-espetáculos, grandes shows, atividades esportivas, oficinas e seminários.

Mais informações: contatobienal@une.org.br