Programa Erasmus+ publica chamada geral de projetos

Data de publicação  18/11/2014, 17:38

O programa comunitário de mobilidade acadêmica Erasmus+ está com chamada geral aberta para propostas de projetos. Os prazos variam de acordo com as ações-chave, devendo ser consultados na chamada do programa.

O Erasmus+ busca dar impulso à aquisição de competências e à empregabilidade no continente europeu, por meio de ações nos campos da educação superior, da qualificação profissional, do trabalho juvenil e do esporte. O programa septenal (2014-2020) disporá de orçamento de 14,7 bilhões de euros e poderá beneficiar mais de 4 milhões de cidadãos europeus, segundo as previsões comunitárias. Além dos 28 Estados-Membros da UE, são membros do Erasmus+ Islândia, Liechtenstein, Macedônia (FYROM), Noruega e Turquia. Todos têm de contribuir financeiramente para o programa e possuir agência nacional responsável por sua administração local. As agências nacionais executam ações de implementação do Erasmus+ sob coordenação da Agência Executiva para Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia (EACEA).

Dotado de forte componente internacional, o Erasmus+ prevê linhas de cooperação com parceiros de fora do bloco europeu, as quais compreenderão, em 2015, ações nas seguintes áreas:

– Mobilidade internacional de créditos de estudantes e pessoal acadêmico, bem como programas conjuntos de mestrado Erasmus Mundus, sob a ação-chave 1 do Erasmus+ (Mobilidade de Indivíduos para Aprendizado). O prazo para inscrições se encerra em 4 de março de 2015.

– Projetos de capacitação em educação superior voltados ao estabelecimento de cooperação e parcerias com impacto na modernização e internacionalização de instituições de ensino superior e sistemas educacionais de países terceiros, sob a ação-chave 2 do Erasmus+ (Cooperação para Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas). O prazo final para inscrições será o dia 10 de fevereiro de 2015.

– Ações no âmbito do programa Jean Monnet, que visa à promoção de excelência em ensino e pesquisa de estudos sobre a União Europeia pelo mundo. As inscrições para propostas relativas ao Jean Monnet se encerram no dia 26 de fevereiro de 2015.

Confira a chamada na página do programa Erasmus+.