Projeto Café com Letras discute os aspectos interdisciplinares para escritas em Humanidades

Data de publicação  19/11/2014, 11:32

Café com letras 2

Neste dia 19, o Projeto de Extensão Café com Letras promove a palestra “Perspectivas interdisciplinares para escritas em Humanidades”, que será ministrada pelo professor da Unilab Túlio de Souza Muniz, às 16h30. O encontro será no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção.

Na ocasião, o professor da Unilab e autor do livro “O Ouro do Mar” e coautor da obra “Os descaminhos de ferro do Brasil” (volumes I e II), Túlio de Souza Muniz, falará acerca dos aspectos interdisciplinares no processo de escrita e pesquisa. O livro “O Ouro do Mar” é uma adaptação da tese de doutorado sobre a condição de populações marítimas em diferentes partes do globo, com ênfase num estudo comparado entre pescadores artesanais no Litoral Leste do Ceará e do Centro-Norte de Portugal. Já os volumes da obra “Os descaminhos de ferro do Brasil abordam a implantação, declínio e perspectivas futuras da ferrovia no país. A narrativa do autor caminha pelos campos da História, da Sociologia e da Educação, também considerando a análise de certo discurso jornalístico, midiático e literário.

Sobre o palestrante:

Professor da Unilab Túlio de Souza Muniz .

Possui graduação em História (2003) e Mestrado (2005) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Doutorado em Sociologia (2011) pelo programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal. Desde 2013, é professor visitante da Unilab, no Ceará, e assumirá, em breve, o cargo de professor adjunto no Campus dos Malês, na Bahia.

Projeto Café com Letras
O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas está na terceira edição (2014-2015) e é organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.