Estudantes da Unilab realizam atividade em comunidade quilombola

Data de publicação  21/11/2014, 17:31
Campanha arrecadou 1.394 livros para a comunidade

No último dia 19, estudantes e professores da Unilab participaram de comemorações da Semana da Consciência Negra, na comunidade quilombola de Águas Pretas, em Tururu/CE. Na ocasião, os alunos do 2º trimestre do curso de Agronomia da Unilab entregaram 1.394 livros para a comunidade, arrecadados durante a Campanha de Doação de livros “Plantar o Saber para Colher Cidadania”. Também houve apresentações culturais, com danças africanas e leitura de poemas.

A campanha surgiu a partir de uma visita ao local, no decorrer da disciplina de Práticas Agrícolas 1, ministrada pelas professoras Jullyana Sobczak e Rafaella Nogueira. Os estudantes conheceram os plantios tradicionais realizados na comunidade e as dependências da escola e a biblioteca comunitária, onde perceberam que havia pequena quantidade de livros. A partir disso, iniciaram a campanha para arrecadação de livros, como parte dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Informática Aplicada à Agronomia. Os alunos foram orientados quanto à arrecadação dos livros e treinados a utilizarem ferramentas de informática para que pudessem realizar a criação de um banco de dados com informações acerca dos livros.

Estudantes da Unilab entregam livros em comunidade quilombola

Após a cerimônia de entrega dos livros na comunidade quilombola de Águas Pretas, um grupo de estudantes da Unilab fez apresentações culturais das danças africanas Bijagos, Manjaca e Balanta, sob a orientação do aluno Trindade Gomes Nanque. O grupo agregou estudantes de diversas nacionalidades e cursos da universidade – Bacharelado em Humanidades, Letras/Língua Portuguesa, Agronomia, Enfermagem e Ciências da Natureza e Matemática.

Também a ideia da apresentação cultural surgiu a partir de contato anterior com a comunidade. A professora Jullyana Sobczak desenvolve projeto de extensão em Águas Pretas e foi demandada pela líder comunitária, dona Antônia Lopes de Lima, que relatou a necessidade de apoio durante a realização da Semana da Consciência Negra.

Apresentação da dança africana Manjaca

Confira um dos poemas apresentados durante a cerimônia de entrega dos livros, de autoria do estudante Mamadu Nanque, do Curso de Agronomia:

Em que língua escrever?
As declarações de amor,
Em que língua cantar?
As histórias, ouvi cantar!
Em que língua escrever, cantando os efeitos das mulheres, dos homens do meu chão?
E como falar dos velhos? Das passadas cantigas?
Falarei em crioulo e falarei em crioulo.
Mas que sinais deixar ao neto deste século?
Ou terei que falar nesta língua lusa?
Eu, sem arte nem musa.
Mas assim terei as palavras para deixar aos herdeiros do nosso século
Em crioulo gritarei a minha mensagem
E de boca-a-boca ela fará sua viagem.