Reitora e professora da Unilab ministram palestra na Conferência Nacional de Educação (CONAE)

Data de publicação  24/11/2014, 15:06

Aconteceu de 19 a 23 de novembro a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014. O evento teve como tema central “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Crédito: Ascom/Andifes

Na abertura, o Ministro da Educação, Henrique Paim, destacou a importância do evento para os rumos da educação nos próximos anos. O segundo dia da Conferência contou com a presença da presidenta Dilma Roussef, que falou para mais de quatro mil pessoas sobre a participação popular no contexto das conferências nacionais.

Crédito: Ascom/Andifes

A reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, fez parte do primeiro colóquio do eixo sobre educação e diversidade, debatendo a respeito da Educação Escolar Quilombola: Desafios da Implementação das Diretrizes Nacionais. Nilma destacou que o movimento e os professores quilombolas são importantes parceiros na difusão destas diretrizes, que elas têm apresentado ganhos na formação escolar destas comunidades, mas que é preciso avançar no que se refere a participação dos poderes públicos estaduais e municipais. A reitora, que foi relatora das diretrizes no Conselho Nacional de Educação (CNE) também falou sobre a importância dos gestores das escolas em conhecerem a legislação.

Crédito: Ascom/Andifes

O colóquio sobre Educação, Diversidade Regional e Contextualização Curricular, teve como palestrante a reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Berenice Tourinho. Ela ressaltou que atualmente existe uma macropolítica para o ensino superior na área do conhecimento tecnológico, deixando em segundo plano o incentivo às áreas de ciências humanas e sociais. A reitora falou ainda da importância dos professores para o projeto de adequação curricular, por serem os principais intermediadores entre a escola e a sociedade, e disse que estes avanços só devem acontecer se houver a valorização dos docentes.

Crédito: Ascom/Andifes

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira, e o secretario executivo da Andifes, Gustavo Balduino, estiveram juntos na mesa que debateu o tema Educação Superior, Acesso, Permanência e Qualidade. Ambos apresentaram o panorama das mudanças ocorridas nas Universidades Federais nos últimos dez anos, como expansão, aumento no financiamento e do quadro pessoal, e democratização do acesso, com a implantação da Lei de Cotas, e os programas Enem e Sisu. Os dois representantes da Associação também falaram dos desafios que ainda existem, principalmente os relacionados ao Programa de Assistência Estudantil (Pnaes).

No eixo sobre valorização dos profissionais da educação, a reitora Maria Lúcia Neder, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), falou sobre o projeto de formação de professores que vai ser proposto pelas Universidades Federais, através da Andifes, como colaboração destas instituições às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Na sua palestra, a reitora ressaltou a importância do avanço da Educação a Distância (EAD) na formação e capacitação dos docentes, principalmente para aqueles situados em regiões fora do grande centro brasileiro.

O reitor Paulo Márcio, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), participou do eixo sobre Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. O ex-presidente da Andifes, professor João Luiz Martins, foi o palestrante indicado pela Associação para debater sobre o Papel da Educação a Distância na Ampliação do Atendimento Escolar: Limites e Possibilidades.

A professora da Unilab, Luma Nogueira de Andrade, também esteve no evento e participou da mesa “Educação e Diversidade Sexual”, coordenada pela reitora da Unilab.

Fonte: Andifes