Ministério da Educação oferta curso de francês online para estudantes

Data de publicação  25/11/2014, 10:23

frances-sem-fronteirasO Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), está com inscrições abertas para processo seletivo do curso online de língua francesa Français sans Frontières. A formação é ofertada pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF).

As inscrições vão até o dia 8 de dezembro, às 12 horas (horário de Brasília-DF), e podem ser feitas através do site: http://isf.mec.gov.br/.

Ao todo, serão ofertadas 1.500 vagas distribuídas entre os alunos das universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao Programa IsF. A Unilab foi contemplada com sete vagas.

Podem participar do curso Français sans Frontières todo aluno de graduação e pós-graduação que pretenda adquirir conhecimentos básicos de Língua Francesa, com a finalidade de se desenvolver academicamente. Segundo a organização do curso, caso a procura seja maior que a oferta de vagas, critérios de seleção serão utilizados para ranqueamento dos candidatos. Os critérios utilizados podem ser desde a porcentagem de integralização dos créditos, pontuação mínima de 600 pontos no Enem, entre outros.

O curso pretende desenvolver habilidades linguísticas, fomentar o desenvolvimento acadêmico e promover a mobilidade estudantil a países francófonos. A formação pretende trabalhar de maneira fácil e a distância a compreensão oral e escrita assim como o vocabulário e a gramática. Ele é composto por dois níveis, A1 e A2, divididos em 24 módulos no total. Ao final do nível A2 o aluno pode participar de cursos presenciais oferecidos nas instituições federais credenciadas aos NucLis de todo o país.

Mais informações sobre o curso no SITE.