Roda de capoeira recebe título de patrimônio cultural imaterial da humanidade

Data de publicação  28/11/2014, 11:32
Contramestre Edcardo Oliveira Martins, da Fundação Axé-Dendê (à esquerda) e alunos.

Contramestre Edcardo Oliveira Martins, da Fundação Axé-Dendê (à esquerda), e alunos.

A roda de capoeira, considerada uma manifestação cultural afro-brasileira, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, no último dia 26, em Paris, na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O título foi aprovado durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda.

Nesse mesmo dia, o Grupo de Capoeira da Unilab (Proex, Nucel/Propae, em parceria com a Fundação Axé-Dendê, da cidade de Guaiúba-CE), recepcionou a comunidade acadêmica e convidados na inauguração da academia da universidade, na área de convivência do Campus da Liberdade, em Redenção. Eles apresentaram a roda com crianças, jovens e adultos.

A roda de capoeira da Unilab está integrada ao projeto de extensão Ecos da África no Ceará: capoeira na comunidade (Redenção, localidade de Antônio Diogo e Guaiúba), coordenado pela professora Denise Rocha e pelo contramestre Edcardo Oliveira Martins (Fundação Axé-Dendê). O projeto tem abrangência interdisciplinar (história, literatura, artes plásticas, cinema e esporte) e desenvolve atividades na Unilab e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos, em Redenção.

No dia 24 de novembro, os alunos da escola, participantes do projeto entre agosto e novembro, visitaram a Unilab e participaram de roda de capoeira.