Café com Letras discute violência urbana em Fortaleza a partir da análise do discurso

Data de publicação  01/12/2014, 14:34

Café com letras 2O Projeto de Extensão Café com Letras promove a palestra “Metáfora, metonímia e empatia no discurso sobre violência urbana em Fortaleza, Ceará, Brasil”. O evento acontece nesta quarta-feira (03), às 16h30, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. A palestra será ministrada pela profª da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Cristina Pelosi.

A palestra é fruto de um projeto sobre a emergência de linguagem figurada e empatia no discurso de vítimas diretas e indiretas de violência praticada em centros urbanos. “Nosso objetivo, entre outros, foi o de analisar como metáforas e metonímias emergem no discurso de tais vítimas ao expressarem sentimentos numa discussão sobre atos de violência em dois grupos focais”, explica a profª Ana Pelosi.

Desta forma, a palestrante analisa como atitudes e crenças contribuem para a emergência de atitudes empáticas no discurso de indivíduos ao se expressarem sobre sentimentos de insegurança a partir de suas experiências.

Sobre a palestrante

Graduada em Letras, Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de Brasilia (1981). Mestre em Linguística e Ensino de Inglês (Linguistics and English Language Teaching) pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1986) e Doutora em Linguística e Psicologia pela Universidade de Leeds, Inglaterra (1995). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, E. U. A. (2004), no Departamento de Psicologia, com a colaboração de Raymond W. Gibbs Jr. Lidera o Grupo de Pesquisa GELP-COLIN (Cognição e Linguística) registrado na Plataforma Lattes e atua como Vice-Coordenadora do Grupo de Estudo sobre Linguagem e Pensamento (GELP).

Profª Ana PelosiAtualmente, é Professora Aposentada da Universidade Federal do Ceará, atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística como membro do corpo docente e é Professora Visitante Sênior na Universidade de Santa Cruz do Sul, RS com bolsa da Fapergs. Tem experiência em Psicolinguística e Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva e Linguística Aplicada. Atua em projetos de pesquisa nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos, sob os seguintes temas: categorização semântica e emergência da metáfora e metonímia sob um aporte cognitivo-discursivo.

Projeto Café com Letras

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas está na terceira edição (2014-2015) e é organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.