Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” debate filme “Gandhi”, nesta sexta-feira (05)

Data de publicação  03/12/2014, 16:26

POSTER GANDHI

Acontece nesta sexta-feira (05) o debate do filme “Gandhi”, às 18h, no anfiteatro do Campus Liberdade. O encontro faz parte do Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social e estimular um olhar crítico. Assim, o debate se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

A ação faz parte da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e é coordenado pelo professor Sebastião André Lima Filho.

Resumo do filme:

Gandhi não foi um monarca de nações, nem tinha dons científicos. Apesar de pequeno, este homem modesto fez o que nenhum outro homem conseguiu antes: ele liderou um país inteiro à liberdade, ele deu esperança a seu povo. A historia de Gandhi, o homem do século, é contada neste filme emocionante e inesquecível. Depois de consumir 20 anos para ser concluída, esta obra-prima ganhou nove Oscars em 1982, incluindo melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor e melhor roteiro original. Com primorosos detalhes, a vida de Gandhi, seus princípios e ideais, explodem nas telas em cenas impressionantes, como o terrível massacre em Amristar, onde os ingleses atingiram 15 mil homens, mulheres e crianças desarmados, e a dramática marcha até o mar na qual Ghandhi liderou milhares de seus conterrâneos indianos a provar que o sal marinho pertencia a todos e não era apenas uma mercadoria britânica.
Uma visão do coração e da alma de um homem, o filme é um clássico épico atemporal, assim como o espírito do próprio Gandhi.