MOÇAMBIQUE – Cineasta sueco leva luta de libertação africana ao Festival de Berlim

Data de publicação  16/12/2014, 10:34

bandeira_mocambique

Para comemorar os 90 anos do nascimento do escritor Franz Fanon, natural de Martinica, no mar do Caribe, o cineasta sueco Göran Hugo Olsson fez o filme “Concerning Violence”. Fanon foi um dos ideólogos da luta de libertação dos africanos pela descolonização, principalmente da Argélia. O escritor de “Os Condenados da Terra”, que circulava entre os revolucionários, foi um criadores da expressão “terceiro mundo”.
Fanon foi um dos ideólogos da luta de libertação dos africanos

O filme exibido na mostra Panorama, do Festival de Berlim, e apresenta cenas das lutas da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e declarações do líder da Guiné-Bissau, Amílcar Cabral. A história também mostra o líder da independência de Burkina Faso, Thomas Sankara, assassinado em 1987.

Entrevistado pela DW África, logo após a primeira exibição do filme “Concerning Violence”, durante o festival na capital alemã, Göran Hugo Olsson disse que a inspiração veio do livro de Fanon.

“Fiquei impressionado. O texto é fantástico e atualmente torna-se ainda mais importante se ler esse livro e tentar entender a dinâmica da violência, na perspetiva do colonialismo”, explicou.

O neocolonianismo

O filme de Göran Hugo Olsson fala de colonialismo, algo que deveria ter acabado nas antigas colónias portuguesas, em 1975, com o reconhecimento das suas independências por Portugal. Mas, o continente africano, de maneira geral, conhece atualmente outra forma de domínio: o neocolonialismo.

Göran Hugo Olsson inspirou-se no livro “Os Condenados da Terra”

Sobre esta nova realidade vivida em África, o cineasta disse que ela é ainda mais eficiente que na época das colónias. “Naquela época as grandes empresas tomavam as matérias primas e as levavam para fora de África e em retorno não deixavam hospitais, escolas, mas criavam os serviços de polícia para lhes garantir a segurança”, lembrou. “Hoje, vê-se um roubo em grande escala das matérias-primas em África”, comentou.

Fonte: Deutsche Welle.