Programa Semear apresenta ações desenvolvidas durante o ano de 2014

Data de publicação  16/12/2014, 13:43
Bolsistas do Programa Semear

O Programa “Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento” realizou, na segunda-feira (15), na sala 10 do Campus da Liberdade, apresentação aos gestores do de Acarape dos resultados das ações desenvolvidas, ao longo de 2014, no município.

Foi feito o georreferenciamento de todos os pontos de acúmulo de lixo da zona urbana de Acarape. Ou seja, o programa mapeou estes pontos e apresentou aos gestores para que, a partir destes dados, possam pensar estratégias de limpeza urbana.

Também foram desenvolvidas ações para sensibilizar a população local para a organização e a prática da agricultura urbana e periurbana. Com isto, busca-se obter alimentos mais saudáveis.

“As ações propostas privilegiaram a participação dos moradores, incentivando-os a assumir o papel de agentes na construção do conhecimento. A proposta encontra-se em harmonia com o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Agronomia, possibilitando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão e a integração teoria-prática”, explicou a professora do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e coordenadora do Programa, Daniela Queiroz Zuliani.

Professora do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Daniela Queiroz Zuliani.

Para os estudantes, o programa possibilita o aprofundamento de diversos conceitos e temas previamente estudados, no qual podem intervir para melhorias econômicas, sociais, educativas, formativa e técnica de todos os envolvidos. Nesse sentido, foram realizadas diversas ações, como a instalação das hortas nos quintais de algumas famílias, com oficinas sobre sementeiras, canteiros, preparação de mudas e produção de biofertilizantes.

Desta forma, o Programa Semear conseguiu consolidar seu objetivo maior, que é promover a produção de alimentos e plantas medicinais, utilizando estratégias agroecológicas, e estimular a limpeza urbana.

Outro objetivo também alcançado pelo programa foi consolidar a integração entre os alunos da Unilab e a população urbana dos municípios de Redenção e Acarape.

DSC_2402

“Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento” foi um dos projetos contemplados pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt/2014), do Ministério do Educação. Atua com os municípios de Redenção e Acarape, ambos localizados no Maciço de Baturité.