Inscrições abertas para curso de formação voltado para tutores e professores da Unilab que atuam na educação a distância

Data de publicação  17/12/2014, 16:34

formação de professor

Estão abertas as inscrições para o “Curso de Formação para Professores e Tutores”, organizado pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad). O curso ocorre de 10 de janeiro a 10 de março de 2015 e será oferecido a distância, com momentos presenciais. A formação é voltada para tutores e professores da Unilab que atuam na área da educação a distância. Durante esses dois meses de duração, o curso estará distribuído entre 12 horas de encontros presenciais e 52 horas de atividades a distância.

O “Curso Formação para Professores e Tutores” será desenvolvido a partir dos seguintes módulos:

1. Módulo I: Ensino a Distância: Definição de Ensino a Distância (EaD) e sua operacionalização (16h/a).

2. Módulo II: O Planejamento Educacional e a mediação em EaD (16h/a).

3. Módulo III: Tecnologia x Metodologia e a Mediação na EaD (16h/a).

4. Módulo IV: Produção de vídeo-aula (16h/a).

Desta forma, o Curso objetiva familiarizar professores e tutores com teorias e práticas direcionadas à EaD a partir de uma perspectiva holística e sistêmica e capacitar professores e tutores para o acompanhamento a distância de alunos e de turmas, utilizando a plataforma AVA, disponibilizada nos cursos da DEAAD da UNILAB.

“O êxito dos cursos a distância depende muito da qualidade da mediação/tutoria. Assim, a seleção, a capacitação, o acompanhamento e a avaliação dos professores e tutores, sejam eles presenciais ou online, são considerados atividades estratégicas”, destacou o professor e coordenador do Núcleo de Formação da DEAAD, Joaquim Torres, acrescentando: “O que se deseja na prática é que a qualidade da mediação seja a essência de uma boa relação entre professor – tutor – e alunos nas disciplinas ministradas, na sua capacidade de organizar e orientar didaticamente o processo de ensino-aprendizagem, bem como na sua aptidão para a utilização das ferramentas tecnológicas, aliando metodologia e tecnologia”.

Segundo explicação do professor Joaquim Torres, todos os professores e tutores são obrigados a fazer este curso, que integra um dos três eixos dos cursos de formação da DEAAD. Os outros dois eixos são “Formação Básica de Professores da Unilab em Estágio Probatório” e “Formação de Demandas Espontâneas”. Este último eixo está realizando o “Curso de Formação de Agentes Populares de Educação Ambienta”, mediante convênio entre a Unilab e o Ministério do Meio Ambiente, contando com três turmas e a participação de 120 estudantes.