Unilab e UFMG assinam acordo de cooperação

Data de publicação  17/12/2014, 16:31
Unilab e UFMG assinam acordo de cooperação.

Em solenidade na manhã desta quarta-feira (17), na reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi firmado protocolo de intenções entre a UFMG e a Unilab. O acordo foi assinado pela reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, e pela vice-reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e prevê parcerias em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também esteve presente o presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) e reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio), em Moçambique, Jorge Ferrão.

Professora licenciada da Faculdade de Educação da UFMG, a reitora da Unilab, Nilma Lino Gomes, destacou o significado da parceria. “Esse acordo, para nós, é histórico. Sou filha desta casa e fui cedida como reitora pro tempore da Unilab. Para as duas instituições, é uma possibilidade de troca e de aprendizagem mútua: nós, com características de internacionalização e interiorização, e a UFMG, com seu know-how avançado em todas as áreas de produção de conhecimento”, disse.

Nilma Gomes lembrou que a universidade já nasceu com acordos de cooperação firmados com todas as universidades dos países africanos de língua portuguesa. “Temos como missão promover a mobilidade internacional entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos dessas universidades”, explicou.

Três servidoras da UniLúrio estiveram na Unilab entre os dias 10 e 15 para troca de experiências e agora estão na UFMG até o dia 20, junto com o servidor da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) da Unilab, Francisco William Coelho Bezerra. O objetivo é realizar um treinamento técnico nas áreas administrativa e de relações internacionais da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. “Isso prova que nosso protocolo de intenções já está em ação”, afirmou Nilma Gomes.

Também a vice-reitora da UFMG, Sandra Almeida, reafirmou a importância do acordo. “Essa iniciativa tem significado especial, pois traz também a possibilidade de triangulação envolvendo parcerias que as duas instituições já mantêm com a UniLúrio”, disse. Segundo ela, esse modelo de cooperação triangular possui efeito multiplicador muito importante. “Hoje, a UFMG conta com um Centro de Estudos Africanos e nossa ideia é expandir nossas parcerias com os países da África”, defendeu.

Sandra Almeida comentou ainda que a UFMG tem muito a aprender. “É um novo contexto, uma instituição com perfil diferente da nossa. Queremos ajudar com nossa experiência e tradição, mas também aprender com a Unilab, que já nasce em contexto de internacionalização solidária.”

Com Moçambique

O professor Jorge Ferrão destacou que Brasil e Moçambique mantêm relação intercultural muito forte. Segundo Ferrão, as duas universidades, UniLúrio e UFMG, vão desenvolver, de forma conjunta, um programa de combate à malária, doença que mais causa mortes em Moçambique. “Esse programa terá um impacto extraordinário. Espero que essa cooperação continue”, finalizou.

Com informações do site da UFMG.