Unilab oferta quatro novos cursos de formação de professores

Data de publicação  12/01/2015, 17:46

A Unilab criou quatro novas licenciaturas: Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática, vinculadas ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen). Já estão sendo ofertadas 200 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC), 50 para cada curso.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Victor Emanuel Martins, destaca que as novas licenciaturas buscam atender as demandas da sociedade e dos setores produtivos, suprindo uma carência de professores das áreas, no ensino fundamental e médio, constatada no Maciço de Baturité. “Aspiramos à formulação de projetos pedagógicos que tenham forte inserção nos campos de atuação profissional e à implantação e desenvolvimento de programas/projetos de pesquisa e extensão articulados ao processo de ensino-aprendizagem, referenciados na realidade local do Maciço e dos países parceiros, sobretudo no que diz respeito à demanda de docentes com qualificação adequada que atuem na educação básica nas áreas de Ciências (Ensino Fundamental II) e de Biologia, Química, Física e Matemática (Ensino Médio)”, detalhou.

As licenciaturas propõem um percurso de formação com princípios basilares de interdisciplinaridade, interculturalidade e aprendizagem situadas no mundo do trabalho. Os cursos têm em vista a integração do domínio dos conhecimentos específicos desses campos disciplinares ao domínio do saber ensinar com as respectivas didáticas e conteúdos.

O perfil desejado para os profissionais, segundo Victor Emanuel, baseia-se na concepção de educação em processo de formação contínua, com capacidade de refletir, analisar e ressignificar a ação pedagógica, em uma perspectiva crítica e compromissada com a busca pela emancipação humana.

Os coordenadores dos cursos de Química, Física e Matemática são, respectivamente, Aluísio Marques, Michel Lopes e Danila Fernandes.

Confira mais informações sobre os cursos:

Curso Vagas anuais Carga horária Trimestres
Ciências Biológicas 50 3.498h 12