Movimenta 3ª Edição começa neste domingo e abre inscrições para oficinas

Data de publicação  15/01/2015, 17:40

A Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) divulgou, nesta quinta-feira (15), a programação completa do Movimenta 3ª edição, que acontece nos campi da Liberdade, em Redenção/CE, e dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, de 18 de janeiro a 26 de fevereiro. Confira aqui.

Haverá oficinas de dança brasileira e break, música, fotografia (Narrativa sob perspectiva documental e Montagem e exposição fotográfica), de produção audiovisual e artesanato. As inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas nos links para o Ceará e a Bahia. Em separado, há o link para a Oficina de instrumentos musicais e para a Oficina de Violão.

A abertura do Movimenta 3ª edição será neste domingo (18), na praça da Matriz, em Redenção, às 20h, com a apresentação do espetáculo teatral “Mais uma grande besteira”, do grupo “As 10 Palhaçaria”, com direção de David Santos. O espetáculo conta a história de dois palhaços que, para impressionar e atiçar a curiosidade do público, prometem criar e apresentar um sensacional, fantástico e perigosíssimo número artístico, digno dos maiores espetáculos circenses.

Cena do espetáculo "Mais uma grande besteira."

Cena do espetáculo “Mais uma grande besteira.”

Nesta terceira edição, o Movimenta traz para a comunidade acadêmica e demais interessados uma vasta programação artístico-cultural que contará com oficinas de audiovisual, artesanato, dança, fotografia, teatro, pintura e montagem de exposição; shows musicais de artistas do Maciço de Baturité; exposições fotográficas e de artes plásticas; rodas de conversa; apresentações de dança e teatro, dentre outras atividades.

“Tivemos o cuidado de preparar uma programação contemplando as várias linguagens artísticas e atendendo as demandas dos estudantes e que ocorresse na Bahia e no Ceará. Isso foi atendido. Agora, toda essa ação artístico-cultural será registrada por meio de um documentário e também, ao final, faremos uma exposição fotográfica que contará a história do Movimenta em suas três edições”, explicou Vanéssia Gomes, articuladora de Arte e Cultura da Proex. “Essa exposição final será organizada também pelos participantes da ‘Oficina Montagem de Exposição Fotográfica’, ministrada por Aterlane Martins”, acrescentou. A oficina irá possibilitar aos participantes conhecer e praticar técnicas de montagem de exposição fotográfica, utilizando suportes materiais e digitais de acordo com o ambiente expositivo, podendo assim conceber uma curadoria compartilhada.

Oficina de Dança

Oficina de Dança com os estudantes da Unilab.

Quem se interessa por dança, pode se inscrever na Oficina de Break, que acontecerá na Sala 1, de 21 a 28 de janeiro, no Campus da Liberdade, ministrada por Feliciano Marcolino. A oficina objetiva passar informações sobre a Break Dance, envolvendo a cultura hip hop, através de aulas teóricas e práticas (oficina e representação). Os aficionados por fotografia podem se inscrever na Oficina Narrativa sob a perspectiva documental, ministrada pelo fotógrafo documental Alex Hermes e que apresentará a linguagem e a prática da fotografia documental, passando por diferentes escolas e movimentos de fotógrafos que influenciaram de forma decisiva a estética do fotojornalismo e da fotografia documental atuais. Essa oficina de fotografia será ministrada nos dias 22, 27 e 29 de janeiro e no dia 05 de fevereiro, na sala 09, do Campus da Liberdade, das 15h às 17h.

Apresentações musicais farão parte do Movimenta 3ª Edição

Para quem gosta de boa música, vários shows integram a programação Música do Maciço. No Pátio Administrativo, do Campus da Liberdade, acontece no dia 22 de janeiro, a partir da 17h30, o show musical com a cantora Fladiana Ruiz, que cursa Administração Pública, na Unilab. Ruiz interpretará canções de grandes compositores brasileiros, como Baden Powell, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Chico Cezar, Caetano, Gilberto Gil, João Bosco e João Donato.